ENEVA INICIA OPERAÇÃO COMERCIAL DO PRIMEIRO TREM DA PLANTA DE LIQUEFAÇÃO DO COMPLEXO PARNAÍBA
A Eneva anunciou nesta semana o início da operação comercial do primeiro trem de liquefação da instalação de acondicionamento de gás natural liquefeito do Complexo Parnaíba, no Maranhão. A unidade, que fica no município de Santo Antônio dos Lopes, recebe o gás natural proveniente das concessões da Bacia Sedimentar do Parnaíba.
A empresa explicou que a planta contará com mais um trem de liquefação de gás natural, que já está em fase de comissionamento e com início de operação comercial esperado para as próximas semanas. Após a partida do segundo trem, a planta de liquefação totalizará capacidade de 600 mil metros cúbicos por dia.
A Eneva informou ainda que já celebrou três contratos de venda de GNL firme a partir da Planta de Liquefação, com prazos de suprimento entre 3 e 10 anos, sendo dois contratos para clientes industriais e um para uma distribuidora de gás natural.
“Com a entrada da operação comercial do primeiro trem da Planta de Liquefação e o início da vigência dos contratos, a Eneva inaugura o modelo de negócios de venda de gás liquefeito em pequena escala, viabilizando a monetização do gás natural com volumes firmes e fortalecendo a frente de comercialização para terceiros. A companhia seguirá buscando adicionar novos contratos, avaliando continuamente investimentos de expansão para fazer frente a esse novo mercado em desenvolvimento”, disse o diretor financeiro da Eneva, Marcelo Habibe.
Deixe seu comentário