ENEVA RECEBEU AVAL PARA OPERAÇÃO COMERCIAL DA TERMELÉTRICA PARNAÍBA V | Petronotícias




faixa - nao remover

ENEVA RECEBEU AVAL PARA OPERAÇÃO COMERCIAL DA TERMELÉTRICA PARNAÍBA V

AZV_6574A Eneva declarou nesta quarta-feira (16) que recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação comercial da usina termelétrica Parnaíba V. A planta está localizada na cidade de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão. Com o aval dado pela Aneel, a Eneva pode iniciar a operação comercial da unidade geradora de turbina a vapor da usina, com capacidade potência limitada em 365,32 MW.

A planta Parnaíba V poderá comercializar energia no ambiente de contratação livre até o final de 2023. A partir de janeiro de 2024, a usina já possui contratos envolvendo 326,4 MW médios conquistados em leilão do governo realizado em 2018.

Com o início da operação da UTE Parnaíba V, a Eneva conclui o fechamento de ciclo simples das Usinas Termelétricas Maranhão IV e Maranhão V (em conjunto denominadas “UTE Parnaíba I”), adicionando capacidade de geração de energia sem a necessidade de consumo adicional de gás”, escreveu o diretor financeiro da Eneva, Marcelo Habibe, em comunicado ao mercado.

A turbina a vapor realizou o teste operacional de 96 horas ininterruptas entre 24 e 27/11, o que permitiu solicitar à ANEEL a autorização para operar comercialmente. O investimento total nas novas instalações foi de R$ 1,2 bilhão. A Eneva já iniciou as obras da UTE Parnaíba VI, que tem uma capacidade instalada de 92 MW – fazendo com que o Complexo Parnaíba alcance 1,9 GW de capacidade, o suficiente para abastecer até 9 milhões de residências.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Reginaldo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Reginaldo
Visitante
Reginaldo

No caso não vai mas ter obras,no complexo Parnaíba em santo Antônio dos Lopes.ja foi feita as obras tudo.as turbina tudo