ENGEMAN CHEGA AOS 40 ANOS COM NOVOS CONTRATOS, INAUGURAÇÃO DE BASE EM MACAÉ E DIVERSIFICAÇÃO DE NEGÓCIOS
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
A empresa pernambucana Engeman está celebrando neste mês seus 40 anos de existência com muitos motivos para festejar. A companhia é notoriamente reconhecida por sua atuação no setor de óleo e gás – e inclusive foi uma das vencedoras da edição de 2023 do Prêmio Melhores Fornecedores Petrobrás, conforme noticiamos. Contudo, a empresa tem feito movimentos de diversificação de negócios, passando a abraçar outros setores da economia (siderurgia, mineração, papel e celulose, terminais e petroquímica). Em entrevista ao Petronotícias, o CEO da Engeman, Mario Beltrão, faz um balanço dessa trajetória de quatro décadas: “Comemorar 40 anos é um marco significativo na história da Engeman, e estamos extremamente orgulhosos do caminho que percorremos até aqui“. O executivo também traz novidades sobre o futuro da companhia. A principal delas é a inauguração de uma nova base em Macaé (RJ), com foco no atendimento ao mercado offshore. Em termos de novos negócios, a empresa acaba de fechar um acordo de três anos com uma multinacional de relevância no mercado de óleo e gás. “Nesse novo contrato, forneceremos serviços de manutenção, operação de convés, integridade e caldeiraria, projeto, construção e montagem. Já estamos a todo vapor para mobilizar nos próximos dias cerca de 400 profissionais“, contou. Por fim, Beltrão fala ainda de planos para a internacionalização da companhia: “Para o próximo ano, temos como meta avançar no estudo do mercado de óleo e gás em diversos países. Um deles é a Guiana, que tem nos atraído de maneira especial“, revelou.
Para começar esta entrevista, seria interessante falar desse momento especial na história da companhia. De que forma a Engeman está chegando aos 40 anos de existência?
Lembro-me saudoso da primeira nota fiscal emitida em 1983, em um curso que ministramos para os engenheiros da Petrobrás no Rio Grande do Norte. De lá pra cá foram quatro décadas. Não podemos negar que foram tempos difíceis e desafiadores, mas hoje nos deparamos com uma Engeman grande, pujante e preparada, com força e disposição renovada para os próximos 40 anos.
Comemorar 40 anos é um marco significativo na história da Engeman, e estamos extremamente orgulhosos do caminho que percorremos até aqui. Hoje, a Engeman é uma das maiores empresas de engenharia do Brasil e está pronta para executar serviços industriais em diversos setores-chave da economia brasileira.
Nossa empresa é reconhecida por fornecer uma ampla gama de serviços de alta qualidade e complexidade, incluindo Operação e Manutenção de Plataformas, portos e plantas industriais, além de Manutenção Eletromecânica, Caldeiraria, Montagem e Desmontagem Industrial. Atuamos também no desenvolvimento de Projetos e Fabricação de Equipamentos, além de contratos EPCs no mercado privado, principalmente na Indústria de Óleo e Gás.
O setor de engenharia do Brasil passou por tempos muito difíceis e muitas empresas acabaram não resistindo. Qual foi a estratégia da Engeman para superar esses desafios e chegar aos 40 anos?
O desafio sempre nos motivou. Nos últimos anos nossa empresa passou por uma transformação que resultou em notável crescimento em todos os aspectos. Durante a pandemia, por exemplo, a Engeman não apenas resistiu, mas também prosperou, crescendo a uma taxa anual de cerca de 40% nos últimos 3 anos, tanto na área offshore como onshore.
Isso aconteceu graças à:
- Nossa capacidade de adaptação e reestruturação organizacional.
- Fomos ágeis na identificação de oportunidades e na otimização de nossos processos.
- Reforçamos nosso compromisso com a inovação. Criamos um Núcleo de Inovação para promover o desenvolvimento de soluções que aproveitam a tecnologia e a inteligência artificial.
- Reforçamos nosso foco com as pessoas que fazem parte da nossa equipe. Além de importantes programas de segurança do Trabalho, mantemos um robusto programa de auxílio educação. Enviamos nossos profissionais para programas de qualificação e aprimoramento técnico no exterior.
- Reforçamos nosso compromisso com a integridade e a ética nos negócios. Fomos uma das primeiras empresas da América Latina a obter a certificação ISO 37001, que atesta nosso compromisso em manter um ambiente antissuborno.
A Engeman também continuou investindo na diversificação de seus negócios ao longo dos últimos anos. Além de fortalecer sua presença no mercado de óleo e gás, também estamos bem ativos na siderurgia, mineração, papel e celulose, terminais portuários, indústrias petroquímicas, dentre outras.
E valeu a pena todo esse esforço?
Com certeza! Poucas empresas no Brasil conseguem chegar aos 40 anos em operação. Ao longo do tempo, a maioria dos nossos concorrentes não chegou a dez anos de existência no mercado.
O resultado de todo este trabalho árduo está ficando cada vez mais evidente principalmente em 2023, quando completamos os 40 anos de operação. Estamos mais eficientes, mais fortes e mais próximos dos nossos clientes e parceiros.
Um exemplo disso foi o reconhecimento que recebemos de uma das maiores empresa do Brasil e do mundo, a Petrobrás. Em meio à milhares de empresas, a Engeman foi agraciada com o Prêmio Internacional de Melhores Fornecedores na Categoria Manutenção Industrial. É a segunda vez que ganhamos tão importante premiação, o que nos enche de orgulho. Em 2019, nós já havíamos recebido o Prêmio na Categoria Integridade.
Compartilhamos o mérito dessas premiações com todos os nossos colaboradores, que de uma forma direta ou indireta, contribuíram para estas importantes vitórias. Esses prêmios são garantias indiscutíveis do elevado padrão de excelência e qualidade dos nossos serviços e produtos, sob rígido critério de análise da Petrobrás.
Além disso, nos últimos anos, a Engeman conquistou grandes contratos junto à Petrobras e também ampliou sua presença em grandes empresas privadas. Atualmente estamos em mais de 60 plataformas de petróleo, refinarias e plantas industriais, em 16 estados do Brasil.
A nossa sede fica em Recife Pernambuco e possuímos gerências regionais estratégicas em Macaé (RJ), Cubatão (SP), Paulínia (SP), Montes Claros (MG), Mossoró (RN) e Paracuru (CE). Atualmente, contamos com quase 4 mil funcionários dedicados em todo o Brasil.
Quais são as principais novidades e planos da empresa para o setor de óleo e gás?
A Engeman irá inaugurar em breve, uma nova e moderna base operacional em Macaé-RJ. Essa estrutura será a base de operações mais bem preparada para a prestação de serviços na região de Macaé e do estado do Rio de Janeiro. Estamos investindo fortemente para dar o melhor suporte possível aos nossos clientes e a todo mercado offshore do Brasil. Vamos ter uma fábrica de equipamentos que também será utilizada para serviços de caldeiraria.
Concomitantemente, inauguramos neste ano a nossa base para atendimento às atividades onshore e offshore no Rio Grande do Norte e Ceará, estrategicamente localizada em Mossoró, com um contingente de profissionais e técnicos em torno de 500 colaboradores onshore e offshore.
Em termos de novos negócios, quero destacar que assinamos recentemente um grande e relevante contrato de 3 anos com uma multinacional de relevância no mercado de óleo e gás. Nesse novo contrato, iremos fornecer serviços de manutenção, deck operation integridade e caldeiraria, projeto, construção e montagem. Já estamos a todo vapor para mobilizar nos próximos dias cerca de 400 profissionais.
Aproveito a oportunidade para destacar que a Engeman se sente muito honrada por manter importantes contratos, de variados serviços industriais offshore e onshore junto Petrobras, Perenco, Halliburton, SLB e 3R, dentre outros parceiros.
Existem outros novos contratos que serão anunciados em breve?
Sim. Temos grandes perspectivas com a expansão do Brasil que está desenhando-se para os próximos anos. Por isso, a Engeman está ativa em muitas concorrências em todo o Brasil.
Alguns clientes possuem regras bem específicas sobre divulgação de informações relacionadas à contratos firmados, e isso nos impede de divulgar tudo o que temos em carteira. Porém, esperamos em breve anunciar mais contratos estratégicos na área da siderurgia, mineração e principalmente no O&G.
Atualmente temos quase R$ 3 bi de contratos em negociação.
Olhando para o futuro, quais são os planos da empresa para continuar ampliando sua presença no Brasil e no exterior?
Ao longo dos 40 anos, a Engeman se consolidou no mercado nacional e atuou em diversos desafios fora do Brasil, com trabalhos relevantes em alguns países, com destaque para a reforma, modernização e montagem de uma fábrica da Philips na China. Foi um contrato audacioso que envolveu treinamento e garantia de performance.
Para o próximo ano temos como meta avançarmos no estudo do mercado de óleo e gás em diversos países. Um deles é a Guiana, que tem nos atraído de maneira especial. No Brasil, estamos empenhados em solidificar ainda mais a nossa marca nos estados de São Paulo, Minas Gerais e na região conhecida como Margem Equatorial.
Investimos e montamos uma sólida estrutura na Região do Rio Grande do Norte e Ceará, para atendimento aos contratos vigentes na região. Atualmente, nós gerenciamos 13 plataformas da Petrobrás naquela região, realizando atividades que envolve a manutenção, operação, integridade estrutural e até mesmo os serviços de hotelaria das unidades.
Isso reforça a nossa presença na região e leva tranquilidade para nossos clientes, de que há uma grande empresa, com vocação, experiência e preparada para dar suporte às suas operações com qualidade e segurança.
Pagando uma micharia aos funcionários,a que paga o menor salário durante esses 40 anos
Engeman é garantia de receber em dia! Eles tem esse cuidado
Sempre tiveram
Feliz em ser Engeman desde 95 já trabalhei em 3 projetos e sempre deixo as portas abertas