faixa - nao remover

ENGEMAN PREPARA CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA E NOVAS TECNOLOGIAS PARA A OPERAÇÃO DAS FÁBRICAS DE FERTILIZANTES DA PETROBRÁS

jobe-medeiros-768x512A pernambucana Engeman já começou os preparativos para entrar em um novo e importante momento de sua história. Como noticiamos, a empresa foi escolhida pela Petrobrás para assumir a operação e a manutenção das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados na Bahia e em Sergipe (FAFEN-BA e FAFEN-SE). A expectativa é que as duas unidades retomem suas operações até o final do ano. Enquanto isso, a Engeman já trabalha na fase de mobilização para o contrato, fazendo o levantamento detalhado das condições atuais das plantas e a contratação de mão de obra. “O processo de contratação privilegiará inicialmente os moradores da região em torno das plantas. Em Sergipe, teremos ações para captar prioritariamente os profissionais das cidades  de Laranjeiras, Riachuelo e Maruim, que carecem de oportunidades de trabalho. Na Bahia, a região de Camaçari terá prioridade”, disse o diretor de operações da Engeman, Jobe Medeiros. Ao todo, o contrato vai gerar cerca de 800 empregos diretos e indiretos para atender as duas fábricas. Além disso, a empresa pernambucana também prevê investimentos em tecnologia de manutenção e operação, adoção de ferramentas de gestão de ativos e sistemas digitais para monitoramento remoto de equipamentos. “Essas iniciativas visam maior eficiência, redução de custos operacionais e incremento na confiabilidade das plantas”, concluiu Medeiros.

Certamente esse é um contrato relevante para os negócios da Engeman, mas ele também representa um marco na estratégia da própria contratante, a Petrobrás, que está retomando investimentos no segmento de fertilizantes. Como a empresa está se preparando para assumir esse novo desafio?

fafen-seA Engeman está se preparando com um plano de mobilização que envolve estruturação de equipes especializadas, investimentos em tecnologia de manutenção e operação, além do reforço em processos de gestão de SMS, trazendo a bagagem de atuação por cerca de 20 anos nas FAFENs desde a implantação das fábricas. O objetivo é garantir que a retomada seja conduzida com eficiência e alinhada às exigências da Petrobrás e aos padrões internacionais de operação industrial.

Após a assinatura do contrato, quais serão os próximos passos? Pode detalhar um pouco o cronograma que será seguido daqui em diante?

Os próximos passos compreendem a fase de mobilização, com levantamento detalhado das condições atuais das unidades, planejamento de ações prioritárias, contratação de mão de obra e início dos serviços de manutenção corretiva e preventiva. Até o fim de outubro devemos concluir a mobilização da equipe.

Poderia detalhar como será o processo de contratação de mão de obra para a retomada das atividades?

O processo de contratação privilegiará inicialmente os moradores da região em torno das plantas. Em Sergipe, teremos ações para captar prioritariamente os profissionais das cidades  de Laranjeiras, Riachuelo e Maruim, que carecem de oportunidades de trabalho. Na Bahia, a região de Camaçari terá prioridade.

A Engeman combinará a seleção de novos talentos locais com a integração de especialistas que já possuem experiência na FAFEN.

Quais são as novidades e/ou inovações que a Engeman pretende executar durante os cinco anos de contrato de operação das fábricas de fertilizantes?

Fabrica-de-fertilizantes-da-Unigel-Foto-DivulgacaoEntre as inovações previstas estão a adoção de ferramentas de gestão de ativos, sistemas digitais para monitoramento remoto de equipamentos e a aplicação de manutenção preditiva baseada em análise de dados. Essas iniciativas visam maior eficiência, redução de custos operacionais e incremento na confiabilidade das plantas.

Adicionalmente, iremos implantar um centro de formação e capacitação profissional, utilizando simuladores para tornar os cursos ainda mais eficazes.

De que forma as experiências anteriores da Engeman na área de Serviços Industriais ajudarão a Petrobrás na retomada da produção de fertilizantes dessas duas fábricas?

A Engeman possui mais de 40 anos de experiência em serviços industriais, especialmente em plantas petroquímicas, de refino e plataformas offshore. Esse histórico confere expertise técnica e gerencial que será aplicada diretamente na retomada da produção de fertilizantes, assegurando padrões de qualidade, segurança e produtividade já reconhecidos pelo mercado.

A operação de plantas para produção de fertilizantes exigem cuidados especiais? Caso sim, poderia detalhar quais são e como a Engeman pretende lidar com esses desafios?

tempo-presente-reabertura-fafen_20207622371860Sim. Essas operações envolvem cuidados especiais relacionados à segurança de processos, manuseio de substâncias químicas e monitoramento ambiental. Para lidar com esses desafios, a Engeman implementará protocolos rigorosos de gestão de riscos, tecnologias avançadas de detecção precoce de falhas e capacitação contínua das equipes.

Quais novas perspectivas de negócios serão abertas para a Engeman após a assinatura deste importante contrato? Como estão as perspectivas da companhia?

Esse contrato amplia a atuação da Engeman no setor de fertilizantes e fortalece sua posição estratégica junto à Petrobrás. Além disso, abre novas perspectivas de expansão em segmentos correlatos, como petroquímica e química, consolidando a companhia como uma das principais referências nacionais em serviços industriais integrados.

5
Deixe seu comentário

avatar
5 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Cirilo NetoMarcos FerreiraGilvando da silvaAntônio Marques Palmeira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antônio Marques Palmeira
Visitante
Antônio Marques Palmeira

O retorno da FaFen, significa o aquecimento da nossa economia; sustentabilidade, realização de sonhos, garantia de vida melhor e sobretudo segurança alimentar de um estado carente em recursos. Agradecemos ao nosso presidente pelos esforços empreendido.

Gilvando da silva
Visitante
Gilvando da silva

Recebemos com imensa gratidão,em saber que que vem mais emprego e investimento para Bahia. Espero que possa participar como concorrente de vagas na área de técnico de caldeiraria e tubulação. Fui professor do Senai. Moro em Eunápolis Bahia. Tenho residência em salvador 73981138747

Marcos Ferreira
Visitante
Marcos Ferreira

Sr. João Medeiros: a Fafen vai ser operacionalizada pela Engeman, mas
com preço do metro cubico do gás natural a nível de hoje, vai ser viável produzir ureia e fertilizante e outros produtos nessas unidades?

Cirilo Neto
Visitante
Cirilo Neto

Meu nome Neto sou consultor de vendas central papelaria , eu gostaria muito em fazer contato com setor de compras da ENGEMAN , Fico grato
pelo informação ficamos, ficamos aqui em lauro de Freitas, fornecemos toda linha de materiais adminisitrativos (expediente) e informatica