faixa - nao remover

ENIO VERRI ASSUMIU O POSTO DE DIRETOR-GERAL BRASILEIRO DA USINA DE ITAIPU

20230316RF0547O economista Enio Verri tomou posse hoje (16) do cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, durante cerimônia no Cineteatro dos Barrageiros, na usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). O evento foi prestigiado pelo presidente Lula e pelo presidente paraguaio Mario Abdo Benítez. Durante a posse, Verri se comprometeu com a política do governo federal de prestigiar e garantir os direitos das comunidades indígenas da área de influência da usina e fortalecer a inclusão na empresa.

A Itaipu vai continuar tendo olhar prioritário para o território no qual está inserida e para as comunidades do seu entorno. Vamos reconstruir a rede de parcerias, estreitar as relações com universidades e o setor produtivo, dialogando com as comunidades, municipalidades, cooperativas e organizações sociais. Vamos apostar na vocação do PPI de celeiro de boas práticas e inovações para apoiar o desenvolvimento local e regional”, declarou.

Nascido em Maringá (PR), Verri é economista e mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialista em Teoria Econômica pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Também é professor aposentado do Departamento de Economia da UEM, onde foi admitido em 1997.

O novo diretor tem ampla experiência na administração pública, nas esferas municipal, estadual e federal. Na Prefeitura de Maringá, foi secretário municipal de Fazenda (2001 – 2003) e secretário de Governo (2003 – 2004). Atuou como assessor técnico na Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (2004 – 2005) e chefiou o gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2005 – 2006).

De volta ao Paraná, foi eleito deputado estadual e acabou convidado para assumir a Secretaria de Estado de Planejamento, onde ficou até 2010. Foi reeleito deputado estadual para o mandato 2011 a 2014, ano em que conquistou, pela primeira vez, a vaga para a Câmara Federal. Foi reeleito deputado federal em 2018 e 2022.

Ainda durante o evento de posse, o presidente Lula disse que as negociações do Anexo C do Tratado de Itaipu, que estabelece as bases financeiras de comercialização de energia da hidrelétrica binacional, deverão levar em conta a realidade e as assimetrias de Brasil e Paraguai, os dois sócios do empreendimento.

Eu queria dizer que eu tenho certeza de que nós iremos fazer um tratado que leve muito em conta a realidade dos dois países e que leve muito em conta o respeito que o Brasil tem que ter com o seu aliado, o nosso querido Paraguai”, afirmou. Após a cerimônia, Lula e Abdo fizeram uma reunião bilateral, a primeira entre os dois presidentes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of