ENP ENERGY REVELA LONGA LISTA DE ATIVIDADES EM 2022 PARA SEUS ATIVOS DE ÓLEO E GÁS NO ESPÍRITO SANTO

Marcio-Felix_ENPTrabalho é a palavra de ordem na EnP Energy em 2022. Neste novo ano, a empresa terá um cronograma denso e intenso de atividades em diferentes blocos exploratórios e projetos de integração energética. É o que revela o CEO da companhia, Marcio Felix, entrevistado de hoje (13) da nossa série especial Perspectivas 2022. O executivo conta que no Espírito Santo, a descoberta batizada de Vida, no Bloco ES-T-487, terá um Teste de Longa Duração ainda no primeiro trimestre de 2022. Ainda em solo capixaba, o poço Sintonia passará por um Teste de Formação, também a ser realizado no primeiro trimestre. “Para os blocos que foram adquiridos na Oferta Permanente, está prevista a perfuração de um poço no bloco ES-T-354 no quarto trimestre e a reentrada em dois poços nos blocos ES-T-477 e ES-T-373, no terceiro trimestre de 2022”, acrescentou Felix. O CEO da EnP falou também que as atividades de revitalização do cluster de Lagoa Parda, no Espírito Santo, serão intensificadas e mencionou ainda os planos para blocos na Bacia do Tucano Sul, na Bahia. Vejamos então quais são as opiniões e planos de Marcio Felix e da EnP para 2022:

Como foi o ano de 2021 para o senhor e sua empresa?

onshoreO ano de 2021 foi um desafiador para todos nós. Um ano com cenário de crise social e sanitária que mudou nossas vidas, inclusive as relações e o modo de trabalho. Foi o ano também que a EnP Energy completou um ano de existência, com significativas conquistas.

Assinamos os contratos de concessão de 7 blocos exploratórios, localizados na bacia terrestre do Espírito Santo, que foram arrematados no segundo ciclo da oferta permanente da ANP, ocorrido em 2020. O planejamento exploratório para esses blocos já foi iniciado, com a avaliação dos poços que já foram perfurados nos respectivos blocos, tendo como objetivo viabilizar a identificação de oportunidades de reentrar nesses para a antecipação da produção. Acreditamos que a reexploração de ativos através da reentrada em poços existentes representa uma enorme vantagem no esforço exploratório para identificação, exploração e produção de hidrocarbonetos.

oil_drill_rig_onshore350_50d3691258746Arrematamos dois blocos exploratórios, com descoberta de gás, na Bacia do Tucano Sul, na Bahia, no primeiro leilão de direitos emergentes ocorrido no país. Imediatamente após a assinatura dos aditivos dos contratos de concessão, iniciamos a atividade de levantamento sísmico na região dos blocos para atendimento ao Programa Exploratório Mínimo (PEM).

Na sociedade Imetame Energia Lagoa Parda Ltda., onde temos 50% de participação, a partir dos trabalhos de revitalização, triplicamos a produção do Cluster de Lagoa Parda (Campos de Lagoa Parda, Lagoa Parda Norte e Lagoa Piabanha), localizado na cidade de Linhares (ES), em comparação com a produção no momento que assumimos os ativos que foram objeto de desinvestimento da Petrobrás.

Por fim, consolidamos e reforçamos nossa equipe de trabalho, que é composta por profissionais com longos anos de experiência e jovens talentos. Essa diversidade de experiência, idade e região geográfica torna o ambiente organizacional mais dinâmico, interativo e inovador. Temos as pessoas que integram a EnP Energy como nosso principal ativo e conquista do ano de 2021.

O que sugere para o governo fazer e melhorar a nossa economia e dar mais força aos setores de petróleo, gás e energia?

bacias-terrestresO mundo pós pandemia e em transição energética para uma economia de baixo carbono é um tema que está na ordem do dia. Sabemos que o petróleo e o gás têm e terão sua importância rumo a uma economia renovável. Entretanto, precisamos reconhecer que as empresas estão cada vez mais seletas nas escolhas dos projetos que irão compor seus portfólios em nível global e, frente a isso, cada país está mobilizando-se para criar as melhores condições de mercado e regulatórias, visando a atração desse capital. E o Brasil não pode ficar fora dessa.

O Brasil avançou e tem avançado de forma consistente na construção de um melhor ambiente de negócios no setor energético, em especial de petróleo e gás natural. Várias mudanças ocorrem no arcabouço legal e regulatório desse setor, visando a construção de um mercado mais plural, moderno e dinâmico. Entretanto, frente a esse novo cenário, não podemos deixar de buscar um ambiente legal e regulatório mais moderno e simplificado que favoreça o Brasil na atração de investimentos nacionais e internacionais.

Um ponto que gostaria de citar é que precisamos discutir mais sobre a atividade exploratória, em especial nas bacias terrestres brasileiras. A criação de um arcabouço regulatório simplificado que incentive a atividade exploratória e a atividade de reexploração, e que permita encurtar o tempo desde a descoberta do hidrocarboneto até o início da produção. Isso será crucial para garantirmos a contínua descoberta e exploração de novos reservatórios, inclusive em bacias de novas fronteiras. É um ganha-ganha de todos os lados. Ganha o estado que passa a colher tributos e royalties com o rápido início da produção. Ganha o empreendedor que monetiza e gera fluxo de caixa mais rápido. E ganha a sociedade com a criação de vagas de trabalho, renda e desenvolvimento regional.

Quais são as suas perspectivas e de sua empresa para 2022?

EnP-Materia-Release-04_12_20-1080x675

EnP arrematou blocos durante o 2ª Ciclo da Oferta Permanente

Acredito que em 2022 iremos viver um momento oportuno no setor energético nacional. Tende a ser um ano que daremos largos passos para sairmos do cenário de crise pandêmica, com recuperação da nossa economia. E para que tudo isso aconteça precisaremos de muita energia.

Nós da EnP teremos um ano bastante intenso nos nossos projetos de exploração e produção e em nossos projetos de integração energética, em parceria com a Imetame Energia (operadora) e a Petres, com quem formamos a joint venture intitulada Energy Paranã.

Nossa descoberta denominada Vida, no Bloco ES-T-487 está com o início do Teste de Longa Duração (TLD) previsto para o primeiro trimestre de 2022. Já no bloco ES-T-441, será realizada a avaliação do poço 1-IMET-28-ES, denominado Sintonia, a partir de um Teste de Formação também a ser realizado no primeiro trimestre. Vida e Sintonia foram nossas primeiras descobertas na Bacia do Espírito Santo Terra e estamos muito confiantes para suas avaliações.

onshorePara os blocos que foram adquiridos na Oferta Permanente, está prevista a perfuração de um poço no bloco ES-T-354 no quarto trimestre e a reentrada em dois poços nos blocos ES-T-477 e ES-T-373, no terceiro trimestre de 2022.  Além das atividades nos três poços, também serão realizados estudos geológicos, aquisição e processamento de dados sísmicos ainda no próximo ano.

Quanto aos blocos localizados na Bacia do Tucano Sul, TUC-T-139 e TUC-T-147, será finalizado o levantamento e processamento sísmico, como também será realizado TLD no poço Fazenda Cajuba 1, previsto para o início do segundo semestre do ano. Nos nossos campos de produção, as atividades de revitalização do cluster de Lagoa Parda serão intensificadas a partir de um novo plano de desenvolvimento.

Por fim, estamos desenvolvendo e trabalhando na integração pela sinergia de diferentes fontes energéticas na promoção de uma economia circular sustentável. Como uma plataforma de energia, estamos concebendo um ecossistema de soluções energéticas utilizando gás natural com foco na transição e redução das emissões de carbono. Acredito que em 2022 avançaremos ainda mais na implantação desse projeto junto com parcerias estratégicas. Trata-se de um projeto inovador, chamado Hub SolarES, no Norte Capixaba, que prevê a estocagem de gás e CO2 e produção de hidrogênio, entre outras fontes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of