ENTIDADES CIVIS VÃO DEBATER IMPACTOS AMBIENTAIS DA 11ª RODADA
Com a proposta de discutir os impactos a regionais e nacionais da expansão petrolífera no Brasil sob uma perspectiva diferente, será realizado, nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 9h, o 2º Encontro da Sociedade Civil Petróleo no Brasil: os impactos sócio-ambientais da 11ª rodada. Entre as organizações participantes do evento, estarão Ibase, Inesc, Greenpeace, MST, FUP, Sindipetro, Diaconia, Fase e AIN. O encontro acontece no Centro de Acolhida Missionária (CENAM), Rua Almirante Alexandrino, 2023, Santa Teresa – Rio de Janeiro (RJ).
Segundo nota dos organizadores do encontro, embora haja uma avaliação preliminar do Ibama e de secretarias estaduais de meio ambiente sobre os blocos que serão licitados, sabe-se pouco sobre as vulnerabilidades e os danos sócio-ambientais que a exploração de petróleo nas áreas ofertadas pode ocasionar. De 64 empresas habilitadas, apenas 17 são brasileiras, o que, ainda de acordo com a nota, revela o peso dos investimentos estrangeiros na extração do petróleo brasileiro e “levanta críticas sobre a repartição das divisas geradas por esse recurso não renovável”.
A 11ª rodada de licitações será realizada nos dias 14 e 15 de maio e irá ofertar 289 blocos de 11 bacias sedimentares para 64 empresas.
Deixe seu comentário