ENTIDADES QUE REPRESENTAM FUNCIONÁRIOS PROTESTAM AMANHÃ QUERENDO QUE A PETROBRÁS PAGUE PELOS DESVIOS NA PETROS NA LAVA JATO | Petronotícias




faixa - nao remover

ENTIDADES QUE REPRESENTAM FUNCIONÁRIOS PROTESTAM AMANHÃ QUERENDO QUE A PETROBRÁS PAGUE PELOS DESVIOS NA PETROS NA LAVA JATO

BACELARNesta terça-feira (30), a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), a Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe), a Associação Nacional de Empregados e Ex-empregados das Empresas do Sistema Petrobras e Sucessoras, Participantes e Assistidos da Petros (Apape), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), entre outras associações, promoverão uma manifestação em defesa da Fundação Petrobrás de Seguridade Social (Petros). A categoria petroleira defende mudanças na gestão da Petros e reivindica que a diretoria da Fundação seja, metade, eleita pelos trabalhadores. Atualmente, a gestão é formada apenas por indicação. “Estamos lutando desde 2016 para que tenhamos uma diretoria da Petros onde 50% seja eleita pelos trabalhadores, a fim de que a categoria petroleira tenha gestão sobre o que é feito no fundo de pensão, que é o segundo maior do país”, destaca o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Devido a problemas estruturais e de gestão, trabalhadores aposentados e pensionistas estão tendo dificuldades para ter acesso à aposentadoria. Uma das medidas que afetam diretamente a garantia desse direito aos petroleiros são os Programas de Equacionamento de Déficit (PEDs), implementados nos anos de 2015, 2018 e 2021. OsPROTESTO PEDs são planos de ação realizados pela Petrobrás para equilibrar as finanças do fundo de pensão. Entretanto, esses programas podem vir a reduzir benefícios e prejudicar o pagamento de aposentadorias. Ou seja, para alguns aposentados e pensionistas, os déficits acumulados ao longo dos anos implicam insegurança financeira dos trabalhadores.

A FUP acredita que o ato desta terça-feira contribua para pressionar a Petrobrás a equacionar o problema e a mudar a gestão da Petros, que ainda está operando com a gestão bolsonarista. “O objetivo principal é cobrar da Petrobrás, patrocinadora da Petros, que ela pague a sua dívida para com os seus empregados. Nesse novo governo, nessa nova gestão, acreditamos que seja possível um diálogo”, afirma Bacelar. Mas há um fato curioso nesta manifestação: nenhuma das entidades que organizaram o protesto está abordando do desfalque causado pelos antigos diretores do Petros, que estiveram envolvidos com a Lava Jato. Aliás, nem a Lava Jato está sendo lembrada. Por causa do dos desfalques milionários no fundo de pensão é que os funcionários estão pagando uma taxa extra até 2030. O protesto, pelo que se compreende, está querendo forçar a Petrobrás a bancar para os funcionários os débitos do buraco causado pelos desvios do diretores malandros e desonestos, como se a companhia fosse responsável pelos desvios dos milhões de reais.

16
Deixe seu comentário

avatar
13 Comment threads
3 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
12 Comment authors
JamesSandra Maria FerreiraRodDionisio Cerqueiraismarbicoseco@gmail.com Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

São apenas R$ 22 BI-lhões em valores de 2019 jogados no colo dos segurados e pensionistas. Abundam acobertamentos, apagar de rastros, justiça tergiversante, muitos advogados misteriosamente pagos …Um crime de crimes.

Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

Sim,a companhia é a responsável pois temos voto de minerva.

Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

O PED é simples. O segurado e o pensionista paga de seu bolso o produto do roubo induzido pela patrocinadora. Se recebidas dez recebes sete e já está em cinco.

Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

Quem vocês estão acobertando ? Típico de quem acoberta ou é convencido a isto ou está totalmente por fora. Dinheiro para isto parece não faltar Jajá visto as pencas de advogados a defender este crime

Gilmar
Visitante
Gilmar

Mais eles não apoiam a petralhada e eles acreditam que o luladrao não roubou , então automaticamente não houve roubo na Petrobras kkkkkkkk.

Roberto Cícero
Visitante
Roberto Cícero

Entendi… Eles fizeram o L para o L voltar para devolver o que ele roubou… faz sentido…
SQN

Neiva Machado de Vargas
Visitante
Neiva Machado de Vargas

Eu acho que maior responsável é esse Governo do PT que saqueou Petrobrás, LulaLadrão e uma quadrilha da Máfia internacional .,os funcionários têm razão. E se deixar esse Mafioso no governo vai ter muito mais golpe de dinheiro para osbpaizes comunistas ,Argentina falida e Venezuela estão na boca da porta para levar resto que temos .

Neiva Machado de Vargas
Visitante
Neiva Machado de Vargas

Verdadade LulaLadrão tem que dar conta dinheiro roubado da Petrobras.

Paulo
Visitante
Paulo

Se a ideia não for essa, que a Petrobras se responsabilize pelos buracos deixados pelos administradores colocados pela mesma, pra que manifestação? O desconto aplicado é enorme e implicou na mudança da vida dos aposentados, por exemplo.E as perspectivas são as piores, pois aparentemente os descontos não tem limites e ficamos no risco de ficar só com o INSS.Quem tem patrimônio não gasta , não viaja, tudo para se proteger de descontos futuros.Nin quem dá satisfação a ninguém. Ninguém quer saber se dá pra pagar ou não. É uma insensibilidade total, e ainda agraciam administradores com milhões quando há superávit.… Read more »

Milton Carlos Veronez
Visitante
Milton Carlos Veronez

Este site é parcial, publicando informações tendenciosas. É administrado por investidores do mercado financeiro?

James
Visitante
James

Muito pior: é administrado por representantes das concorrentes que perderam a boquinha de roubar mais da Petrobrás e do povo brasileiro.

Marcelo
Visitante
Marcelo

Matéria mentirosa. Problema na Petros não são desvios na Lava-jato, são problemas causados pela própria patrocinadora e por gestões péssimas ao longo de décadas. Gestões essas “controladas pela patrocinadora, pela pessoas de índole duvidosa no mínimo por assim dizer.