ENTRADA DE NOVOS AGENTES VAI ACELERAR PROJETOS NO SETOR NUCLEAR | Petronotícias




faixa - nao remover

ENTRADA DE NOVOS AGENTES VAI ACELERAR PROJETOS NO SETOR NUCLEAR

Foto Olga 2A participação de novos agentes dentro do setor nuclear brasileiro pode dar um gás extra no andamento de vários projetos no segmento, na opinião da presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Olga Simbalista. Segundo ela, a participação privada aceleraria o segmento nuclear tanto voltado à produção de energia quando na mineração de urânio. A líder da entidade é uma das presenças confirmadas no Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN) 2017, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de julho, no Rio de Janeiro.

Olga também ressalta que acha imprescindível a construção de novas usinas nucleares no Brasil. O governo tem um plano de erguer 12 unidades até o ano de 2050. A presidente da Aben considera que depois do ano de 2030, o potencial hidráulico brasileiro estará exaurido. Além disso, o uso de energias renováveis esbarra em intermitências inerentes a estas fontes. Por isso, é fundamental plantas na base do sistema, sendo a nuclear a mais competitiva.

Para a retomada do setor nuclear no Brasil, Olga considera fundamental a volta do crescimento econômico e da estabilidade política, a conclusão de Angra 3 e a exaustão do potencial hidrelétrico economicamente aproveitável. A oitava edição do Seminário Internacional de Energia Nuclear acontecerá no Centro de Convenções Bolsa do Rio. Paralelamente ao SIEN, será realizada a Expo Nuclear, uma mostra de tecnologias e soluções para a cadeia. Também está prevista uma visita técnica à Fábrica de Combustível Nuclear da INB, no município de Resende, no Rio de Janeiro, dia 14 de julho, a partir das 7h.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of