SCHNEIDER ELECTRIC INVESTE EM SISTEMAS PARA OPERAÇÃO DE DUTOS
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
Além de atuar diretamente com gestão de energia elétrica, a Schneider Electric também oferece soluções integradas para controlar, monitorar e otimizar redes de dutos de petróleo e gás. Para fortalecer ainda mais seu posicionamento neste segmento, em 2011, a companhia francesa adquiriu a Telvent – especialista no desenvolvimento de softwares – e, desde então, passou a contar com um portfólio completo de soluções para o gerenciamento de dutos. O gerente de negócios da Telvent, Daniel Sartini, explicou que a linha de produtos da Schneider – composta por equipamentos, sistemas de automação, softwares, entre outros – consegue atender todos os processos relacionados à operação de dutos e é utilizada por diversas companhias distribuidoras de gás, além da Transpetro. Sartini afirma ainda que os sistemas de gestão empresarial da Schneider auxiliam no planejamento das distribuidoras, ao indicar para as companhias o volume de gás ideal a ser distribuído para cada consumidor, evitando assim a falta do combustível para outros clientes.
Quais são os desenvolvimentos da Schneider para a área de dutos?
A linha de soluções da Schneider abrange a fase de processo, passa pela parte operacional dos dutos e chega ao setor de gestão empresarial, com a intenção de melhorar a eficiência das companhias. Dentro da parte de campo, contamos com equipamentos para controle de processo, câmeras de segurança, sistemas de controle de acesso e de segurança perimetral, além de soluções na parte de gestão de energia, com sistemas de média e baixa tensão.
Além de equipamentos de controle de processo, quais são as outras ferramentas fornecidas pela companhia?
Temos uma linha de telecomunicação, responsável em transformar os dados sobre fenômenos físicos dos dutos, captados por sensores, em informação para o sistema digital. Esses dados são transmitidos via rede sem fio e chegam a um operador que toma as ações necessárias. Também oferecemos o OASyS, um sistema de monitoramento que corresponde a cerca de 60% do movimento de hidrocarbonetos no continente americano, e que é adotado pela Transpetro para monitorar toda sua malha de dutos de líquidos e de gás.
Como é o monitoramento feito por este software?
O OASyS permite a operação segura do duto, abrindo ou fechando válvulas, ligando bombas, verificando pressões, vazões e temperatura. Nessa mesma linha de produtos, nós temos aplicativos específicos para gás e derivados de óleo. Esses aplicativos precisam ser personalizados, porque tanto o gás quanto o petróleo têm especificidades próprias, e cada uma dessas ferramentas precisa ter determinadas funções de acordo com a particularidade do combustível.
Como funcionam as soluções da Schneider voltadas para a área de gestão empresarial?
Os equipamentos ligados ao setor de gerenciamento da empresa são empregados para criar relatórios específicos com informações do negócio, contabilização geral de volumes que foram fornecidos ao longo do mês e o nível de atividade do duto. Além disso, somos capazes de criar uma interface online para que a companhia tenha o controle total da quantidade de gás que ela possui, auxiliando no planejamento de gás comercializado.
Quem são os principais clientes da companhia?
Entre os nossos principais clientes estão a Transpetro e as distribuidoras de gás, como a CEG, Comgás, Potigás, Cegás, Bahiagás, SCGás, entre outras. Também temos contratos no setor de saneamento com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), detentora de um dos maiores sistemas de distribuição de água no Brasil.
[…] LEIA A ENTREVISTA COMPLETA NO NOSSO SITE. […]