faixa - nao remover

TECNOLITE FORNECE MÓDULOS E SERVIÇOS PARA PLATAFORMAS DA PETROBRÁS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) – 

WP_20170118_18_10_38_ProEnquanto a maior parte dos fornecedores de bens e serviços do setor de óleo e gás luta para conseguir negócios, o grupo Tecnolite parece estar vivendo outro momento. A empresa está com importantes contratos com a Petrobrás, principalmente para o fornecimento de módulos de acomodação para plataformas, e vê 2017 com boas perspectivas. Já neste início de ano, o grupo está finalizando três projetos para a estatal, referentes à P-08, à P-40 e à P-52, mas a lista de serviços a serem prestados inclui contratos que ainda devem se estender pelos próximos meses, como o fornecimento de módulos para a P-74 e as atividades de reparo e manutenção em plataforms fixas e flutuantes de diversas unidades operacionais da Petrobrás. O presidente da Tecnolite, Getulio Oliveira Machado, se diz otimista com o novo ano e revela inclusive planos para atender outros segmento da indústria de óleo e gás, já que a economia deverá apresentar sinais de recuperação. “A demanda deverá reaquecer a cadeia produtiva de óleo e gás no País, que é uma grande alavanca de desenvolvimento do Brasil, tendo influência em diversos outros segmentos da economia”, afirma.

Quais são os projetos que a empresa tem em andamento?

Temos um contrato com a Petrobrás para obras civis de todas as plataformas flutuantes da Unidade de Operações da Bacia de Campos (UO-BC), com extensão para a Unidade de Operações de Exploração e Produção do Espírito Santo (UO-ES) e Unidade de Operações Rio de Janeiro (UO-RIO). Trata-se de escopo de serviços de projeto, reparo e construção civil abrangendo as seguintes disciplinas: Arquitetura Naval, Isolamento, Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Segurança, Combate a Incêndio, Tubulações, laboratórios, banheiros e câmaras frigoríficas, entre outras.

Em relação às plataformas da Petrobrás, quais são os principais contratos?

Na plataforma P-08, temos o escopo de fornecimento de engenharia, projeto (estrutura, arquitetura, isolamento, pintura, elétrica, hidráulica, HVAC – sistemas de ventilação e ar condicionado -, instrumentação, segurança, combate a incêndio) com certificação por entidade classificadora ABS, construção, montagem offshore e startup de 15 módulos definitivos de acomodação para atendimento de 64 vagas. Esse contrato está em fase de finalização de data-book.

Também temos o contrato na Plataforma P-40, também com fornecimento de engenharia, projeto com certificação por entidade classificadora ABS, construção de 5 módulos definitivos de acomodação para atendimento de 20 vagas. A entrega está prevista para fevereiro deste ano.

Na P-52, o contrato abrange delineamento, planejamento e fornecimento de materiais e mão de obra qualificada para a regularização e substituição dos pisos do casario como: camarotes, banheiro, corredores, cozinha, vestiário e escadas. Por fim, temos também o contrato na P-54 para delineamento, planejamento, as-built, fornecimento de materiais e mão de obra qualificada para reparo e manutenção de piso, teto, painéis de forração, isolamento termoacústico, proteção passiva contra fogo, portas, mobiliário e equipamentos hidrossanitários dos módulos definitivos de acomodação e do casario. 

Além da Petrobrás, a Tecnolite possui contrato com outro cliente atualmente?

Temos dois contratos com o Estaleiro do Brasil (EBR). Um deles é para engenharia, projeto, suprimento, construção, comissionamento, integração, supervisão com o fornecimento de materiais, equipamentos, ferramentas, instrumentos e insumos do Módulo de Elétrica M-13 da P-74. O outro contrato é similar ao primeiro, mas voltado para o Módulo de Laboratório da P-74. 

Quais serão os próximos projetos da empresa?

Os próximos projetos serão o de ampliação da capacidade de pessoal a bordo (POB) das unidades da Cessão Onerosa, com o fornecimento de 12 módulos definitivos de acomodação; um contrato global de obras civis para plataformas flutuantes e fixas das unidades operacionais da Bacia de Campos, Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Bacia de Santos. Entre os projetos futuros também estão contratos de reparo e manutenção em casarios de navios e embarcações e construção de módulos (skids) para abrigar geradores com parceria com empresas fabricantes de geradores a diesel.

Como a empresa vê o futuro do setor de óleo e gás no Brasil?

Na condição de empresário, percebo que o cenário que vem se desenhando desde o último trimestre de 2016 acena para uma perspectiva otimista a partir de 2017. A Petrobrás, em parceria com companhias a ela associadas, continuará a investir no pré-sal. Existe a previsão de que sejam colocadas em operação cerca de 19 plataformas do tipo FPSO no período de 2017 a 2021, representando um investimento da ordem de US$ 46 bilhões. Considerando não somente a construção ou conversão de cascos, mas também todos os módulos da unidade, sendo que a Tecnolite já possui know-how e capacitação para a construção de Módulos de Elétrica, Laboratório, Modulo da sala de Bateria, modulo de HVAC (sistemas de ventilação e ar condicionado), MDA (módulos definitivos de acomodação) e MTA (módulos temporários de acomodação), POB (pessoal a bordo), etc. Essa demanda deverá reaquecer a cadeia produtiva de óleo e gás no País, que é uma grande alavanca de desenvolvimento do Brasil, tendo influência em diversos outros segmentos da economia.

E como a empresa planeja crescer no médio e longo prazos?

Com a disponibilidade de profissionais capacitados no mercado, o Grupo Tecnolite vem investindo nesta mão de obra, bem como aguarda a chegada de novos e a volta dos EPCs, para a construção das novas plataformas e ser convidado a participar dos Bids de módulos e materiais. O Grupo Tecnolite está se preparando para atender outros segmentos de mercado, tais como as refinarias, construção modular e civil.

21
Deixe seu comentário

avatar
16 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
14 Comment authors
FelipeVANESSAAntonioJoaõLeandro Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Charles
Visitante
Charles

P I C A R E T A. Pelo menos dois desses contratos foram ABANDONADOS pela tecnolite e sobrou pro cliente resolver sozinho

Luis Antonio
Visitante
Luis Antonio

Charles, creio que você está muito desenformado já que a Tecnolite está a 20 anos no marcado e todos os contratos feitos com a minha empresa sempre foram honrados. Sou cliente da Tecnolite há 10 anos e estou 100% satisfeito! Parabéns pela reportagem.
Engenheiro Luis Antonio

Diego
Visitante
Diego

Concordo com você Luiz Antônio, trabalho com a Tecnolite a 04 anos e até hoje não tive problemas, e destaco ainda o alto padrão de qualidade dos módulos entregues.

Matéria muito boa mesmo.

Carlos
Visitante
Carlos

Tecnolite gato safado, não paga fornecedores e rescisões dos funcionários.

carlos.bittencourt@gmail.com
Visitante
carlos.bittencourt@gmail.com

QuantQuanto aos produtos não tenho o q falar mas o q falta neles é respeito com os funcionários se pagassem as rescisões e FGTS pelo pelo ja iria ser uma grande coisa mas pelo q sei não pagam os FGTS dos trabalhadores

Claudio
Visitante
Claudio

Trabalho com a empresa Tecnolite a mais de 10 anos e estive na linha de frente na maioria das obras, posso falar com convicção que e uma empresa honrosa e e cumpre com seus compromissos. Sei que nesse momento de crise todas empresas estão passando por problemas, que acredito que serão todos superados.

carlos.bittencourt@gmail.com
Visitante
carlos.bittencourt@gmail.com

É feio mentir Claudio o tio Lu vai te pegar(lucifer)

carlos.bittencourt@gmail.com
Visitante
carlos.bittencourt@gmail.com

Vivem de status comem ovo todo dia e arrogam caviar compram um bit de um carro mas quem tem que arrumar e os empregados da empresa não pagam nem as escolas dos filhos MT menos funcionários

carlos.bittencourt@gmail.com
Visitante
carlos.bittencourt@gmail.com

bando de sarados deem vergonhas não pagam o salário nem rescisão dos funcionários total falta de respeito faz mais de 2 mesesq não me pagam

carlos.bittencourt@gmail.com
Visitante
carlos.bittencourt@gmail.com

Safados não sarados

Jussara
Visitante
Jussara

Creio que todas as empresas passam por dificuldades, ainda mais nesta crise. Porém, o respeito com seus funcionários deveria ser primordial. Viver de status enquanto pilhas e pilhas de rescisões acumulam não é bonito, assim como viajar pelo mundo quando nem as contas basicas da empresa não são pagas é meio difícil. O foco aqui não é este eu sei, mas então pra que toda esta ladainha se na prática isto não acontece? Jogar limpo é sempre bem vindo neste cenário complicado que o Brasil se encontra. Então Getúlio, espero que leia isto e que antes de sair por aí… Read more »

Jussara
Visitante
Jussara

Mentiroso!

Eliézer Oriolo
Visitante
Eliézer Oriolo

Trabalho com a Tecnolite a 2 anos, onde tive o prazer de conhecer uma grande empresa com grandes profissionais, sempre visando melhorias para seus colaboradores e com um alto padrão de qualidade.
Quero destacar também que sempre honrou com os compromissos junto a minha empresa.
Desejo muito sucesso em 2017.

António
Visitante
António

Sr. Eliezer, pode ser que sua empresa tenha recebido em dia, porém, os funcionários CLT Tecnolite não obtiveram a mesma sorte! É só levantar com o sindicato da classe que veras o tanto de colaboradores que está aguardando a boa vontade do Sr. Machado para receber seus atrasos a mais de ano!

Leandro
Visitante
Leandro

Essa Tecnolite é uma gata safada…
O que mais fez em Macae foi dar cano em fornecedores e agora atrasando recisao de funcionários.
Enquanto isso o Getúlio e Machado viajando para o exterior como se nada tivesse acontecendo.
Esta entrevista mesmo mostra o quanto os dois estão pouco se importando em honrar seus compromissos.
Em Macaé não conseguem comprar R$1,00 de pao faturado.