EPE CADASTRA 13,3 MIL MW EM PROJETOS DE ENERGIA SOLAR PARA LEILÃO DE RESERVA
A energia solar está realmente galgando os degraus necessários para se tornar uma realidade no mercado brasileiro. Apesar de ainda incipiente em termos de participação na matriz, a fonte vem conquistando cada vez mais espaço nos leilões de energia de reserva e agora alcançou o patamar de 13.388 MW cadastrados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para 2º Leilão de Energia de Reserva 2016 (2º LER).
Ao todo, são 419 projetos solares, distribuídos por 10 estados: Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. Quem lidera a lista é o estado da Bahia, com 101 projetos, somados em 3.155 MW.
Além da fonte solar, o leilão também ofertará diversos projetos eólicos, que ainda representam a maior parte da energia cadastrada. São 21.760 MW eólicos, distribuídos entre 841 empreendimentos, do total de 35.147 MW a serem ofertados no leilão de maneira geral.
O leilão está previsto para ocorrer no dia 16 de dezembro de 2016, enquanto o primeiro certame de energia de reserva deste ano, que fará oferta apenas de energia hidrelétrica, está marcado para o dia 23 de setembro.
Deixe seu comentário