EPE DIVULGA AS QUATRO HIDRELÉTRICAS QUE DEVEM PARTICIPAR DO PRÓXIMO LEILÃO A-5
O próximo leilão A-5 de hidrelétricas, marcado pra o dia 25 de outubro, deve contar com a participação de pelo menos quatro hidrelétricas. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os principais projetos inscritos, o Sinop (MT, 400 MW) e São Manuel (MT, 700 MW), ainda estão em processo de obtenção de Licenças Prévias Ambientais (LPs) junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
Entre os maiores projetos, o São Manuel é o que mais preocupa, pois ainda tem problemas a serem superados para a obtenção de sua LP, enquanto o Sinop já passou por audiências e aguarda a decisão do órgão ambiental. Dois projetos menores, o Cachoeira Caldeirão (AP, 219 MW) e Ribeiro Gonçalves (PI, 113 MW) já garantiram suas licenças prévias ambientais e estão aptos a participar do leilão.
Segundo o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, o principal problema encontrado no caso de São Manoel é a questão indígena, questão que vem sendo palco de polêmicas nas discussões da Rio+20 e tem sido um dos principais argumentos contra a construção de hidrelétricas. O executivo também explicou que o complexo do rio Parnaíba, que incluí três hidrelétricas com capacidade somada de 153 MW, não irá participar do leilão por ter encontrado problemas de competitividade.
Deixe seu comentário