faixa - nao remover

EPE DIVULGA AS QUATRO HIDRELÉTRICAS QUE DEVEM PARTICIPAR DO PRÓXIMO LEILÃO A-5

O próximo leilão A-5 de hidrelétricas, marcado pra o dia 25 de outubro, deve contar com a participação de pelo menos quatro hidrelétricas. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os principais projetos inscritos, o Sinop (MT, 400 MW) e São Manuel (MT, 700 MW), ainda estão em processo de obtenção de Licenças Prévias Ambientais (LPs) junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

Entre os maiores projetos, o São Manuel é o que mais preocupa, pois ainda tem problemas a serem superados para a obtenção de sua LP, enquanto o Sinop já passou por audiências e aguarda a decisão do órgão ambiental. Dois projetos menores, o Cachoeira Caldeirão (AP, 219 MW) e Ribeiro Gonçalves (PI, 113 MW) já garantiram suas licenças prévias ambientais e estão aptos a participar do leilão.

Segundo o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, o principal problema encontrado no caso de São Manoel é a questão indígena, questão que vem sendo palco de polêmicas nas discussões da Rio+20 e tem sido um dos principais argumentos contra a construção de hidrelétricas. O executivo também explicou que o complexo do rio Parnaíba, que incluí três hidrelétricas com capacidade somada de 153 MW, não irá participar do leilão por ter encontrado problemas de competitividade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of