ENERGIA RENOVÁVEL TEM PARTICIPAÇÃO REDUZIDA NA MATRIZ BRASILEIRA
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou o Relatório Final do Balanço Energético Nacional (BEN) de 2013. O documento contém detalhes sobre a oferta, transformação e consumo final de produtos energéticos no Brasil durante o ano de 2012. O relatório deste ano informou que a participação de renováveis manteve o índice de 42,4%, mas sofreu queda proporcional.
No setor elétrico, mesmo com aumento de 1.835 megawatts (MW) na potência instalada, a oferta de energia hídrica sofreu queda de em 1,9%, por conta das condições hidrológicas, principalmente na segunda metade do ano passado. A diminuição da oferta hidráulica foi decisiva para a redução da participação de renováveis na matriz elétrica: de 88,9% em 2011 para 84,5% em 2012. Já potência eólica praticamente dobrou a sua parcela na matriz elétrica nacional, atingindo 1.894 MW.
Ainda segundo o relatório, no ano passado, a demanda de energia no país registrou crescimento de 4,1% de toneladas equivalentes de petróleo (Mtep), atingindo 283,6 milhões de toneladas no período. Os responsáveis pelo incremento são o gás natural, petróleo e derivados, em função da redução na oferta interna de biomassa da cana e da hidreletricidade.
Deixe seu comentário