EPE E GIZ CONTRATAM A CLIMATEMPO PARA CONSTRUIR A MAIOR BASE DE DADOS SOBRE OS SETORES EÓLICO E SOLAR NO BRASIL

solarA Empresa de Pesquisa Energética (EPE), apoiada pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, contratou o laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Climatempo para a construção da maior base de dados direcionada ao setor eólico e solar. O crescimento da energia eólica e solar nos últimos anos impulsionou a necessidade de dados atmosféricos de qualidade, uma vez que este tipo de geração possui grande impacto das condições meteorológicas. No entanto, uma das grandes dificuldades em trabalhar com dados meteorológicos é a disponibilidade de uma base de dados completa, confiável, sem falhas e com uma longa série de dados para determinadas regiões de interesse.

 O projeto tem como objetivo o desenvolvimento e a disponibilização de uma plataforma digital onde estará disponível uma base histórica de dados climáticos confiáveis,mapa além de trazer um conjunto de produtos e ferramentas visando a geração de informações que contribuam para um planejamento de investimentos mais eficiente nos setores eólico e solar. Todos os dados disponíveis na plataforma serão validados por meio de técnicas estatísticas e por dados observados, de maneira que o produto final seja devidamente calibrado e confiável para avaliação de potencial de geração de energia por meio das fontes eólica e solar.. A plataforma disponibilizará dados para todo o eolicaBrasil dos últimos 40 anos de velocidade e direção do vento em diferentes altitudes, radiação solar, entre outros.

Esta plataforma poderá se tornar referência para o setor eólico e solar, onde qualquer instituição poderá fazer uso. Este referencial trará um conjunto de produtos para o setor eólico e solar, com dados embasados em observações, multimodelos com métodos e critérios técnico-científicos que visem a produção de insumos que contribuam para uma alocação eficiente dos investimentos públicos e privados no setor de energia. O projeto já está em execução e deverá ter sua plataforma de dados disponível para o setor até o final do ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of