faixa - nao remover

EPE HABILITA 381 PROJETOS EÓLICOS PARA LEILÃO A-3

TolmasquimA fonte eólica será maioria no Leilão de Energia A-3, que será realizado no próximo dia 18. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 381 projetos de usinas eólicas para participar da licitação, somando 9.191 MW de potência.

O estado com maior número de projetos eólicos foi o Rio Grande do Sul, com 110 empreendimentos, seguido de Bahia, com 105 e do Rio Grande do Norte, com 26.

O leilão A-3 marca a estreia da energia solar em leilões públicos de comercialização de eletricidade promovidos pelo governo. Para a licitação do dia 18, foram habilitadas 31 centrais de geração do tipo fotovoltaico, totalizando uma capacidade de 813 MW.

“Apesar de a energia solar não ser ainda competitiva em termos de custo com as demais fontes, especialmente com a eólica, a sua presença no leilão da próxima semana demonstra o interesse concreto de os empreendedores investirem nessa fonte”, avaliou o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim (foto).

Também foram habilitados 10 projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas e sete empreendimentos de termelétricas a biomassa. No total, a EPE habilitou tecnicamente 429 projetos de geração de energia elétrica para participar do leilão. A potência instalada de todos os empreendimentos é de 10.460 MW.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of