EQUINOR AMPLIARÁ INVESTIMENTOS EM RENOVÁVEIS E PREVÊ REDUZIR PRODUÇÃO DE ÓLEO E GÁS NO FUTURO

989757974908237636530940e828919fUma mudança de rumo drástica da petroleira norueguesa Equinor. A empresa anunciou hoje (15) sua estratégia para acelerar ainda mais a sua caminhada na transição energética. Um dos principais pontos do plano é a meta ambiciosa de aumentar seus investimentos anuais brutos em energias renováveis e soluções de baixo carbono. Essa parcela hoje está na casa dos 4% do total investido pela companhia. Até 2030, o objetivo é elevar essa fatia para mais de 50%. Enquanto isso, a Equinor também afirma que deve produzir menos óleo e gás com o passar dos anos.

Continuaremos reduzindo as emissões e, a longo prazo, a Equinor espera produzir menos petróleo e gás do que hoje, reconhecendo a redução da demanda. O crescimento significativo em energias renováveis e soluções de baixo carbono aumentará o ritmo de mudança em direção à 2030 e 2035”, disse o presidente e CEO da Equinor, Anders Opedal.

Ainda falando de óleo e gás, o portfólio de hidrocarbonetos da empresa deve entregar um fluxo de caixa livre após impostos e investimentos de US$ 45 bilhões entre 2021 e 2026. Os novos projetos que entrarão em operação em 2030 terão um break even médio abaixo de US$ 35 por barril e um retorno curto de tempo, inferior a 2,5 anos. Em renováveis, a companhia espera atingir uma capacidade instalada de 12 – 16 GW (participação da Equinor) até 2030.

A petroleira anunciou também que pretende reduzir em 40% a intensidade líquida de carbono até 2035, de olho em uma ambição ainda maior: zerar emissões líquidas até 2050. “Nossa estratégia é apoiada por ações claras para acelerar nossa transição enquanto aumentamos o fluxo de caixa e os retornos. Estamos otimizando nosso portfólio de petróleo e gás para fornecer um fluxo de caixa e retornos ainda mais fortes com emissões reduzidas de produção, e esperamos um crescimento rentável significativo em energias renováveis e soluções de baixo carbono. Esta é uma estratégia para criar valor como líder na transição energética”, acrescentou Opedal.

O plano da empresa inclui ainda a meta de aumentar sua presença em gestão de carbono e hidrogênio, além de desenvolver e fazer crescer novas cadeias de valor e mercados. Em 2035, a ambição da Equinor é desenvolver a capacidade de armazenar 15-30 milhões de toneladas de CO2 por ano e fornecer hidrogênio limpo em 3-5 clusters industriais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of