EQUINOR, CBO E WÄRTSILÄ CONCLUÍRAM CONVERSÃO DE NAVIO DE APOIO OFFSHORE, COM POTENCIAL DE REDUZIR EMISSÕES EM 30%
A Equinor, em parceria com a CBO e a Wärtsilä, concluiu a hibridização do CBO Wiser, um navio do tipo PSV (Platform Supply Vessel). A embarcação agora conta com um sistema de baterias e utiliza tanto diesel quanto energia elétrica, tornando-se a primeira do tipo no Brasil a operar dessa forma. Com essa inovação, espera-se uma redução de até 30% nas emissões de CO2 do navio, marcando um avanço significativo para a sustentabilidade no setor marítimo. A embarcação faz parte de contrato com a Equinor Brasil, em vigor desde 2022.
“O Brasil é um país-chave para a estratégia da Equinor. Por aqui, conseguimos dar importantes passos na nossa jornada de reduzir as emissões de CO2 a nível global. A conversão desta embarcação é um exemplo prático nesse sentido. Por meio de projetos como este e outras iniciativas, seguiremos em direção à ambição de alcançar a neutralidade de carbono em 2050”, disse o diretor de Operações Compartilhadas da Equinor no Brasil, Paulo Henrique Van Der Ven.
O CBO Wiser foi a primeira embarcação a ter o seu processo de hibridização realizado no Brasil. Além disso, a unidade foi a segunda embarcação com propulsão híbrida a operar no setor de óleo & gás offshore brasileiro. A primeira, o PSV Delta Commander (que foi hibridizada no exterior), entrou em operação em dezembro de 2023, também à serviço da Equinor, no campo de Bacalhau, na Bacia de Santos. Os barcos do tipo PSV são responsáveis por transportar, do continente até as unidades offshore, os suprimentos e equipamentos necessários para a operação dos ativos.
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