EQUINOR DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE PERFURAÇÃO NO CAMPO DE BACALHAU, NA BACIA DE SANTOS
Um novo feito importante da Equinor no Brasil. A empresa iniciou a campanha de perfuração de poços no campo de Bacalhau, principal ativo da petroleira no país, que fica localizado na Bacia de Santos. As atividades de perfuração estão sendo realizadas pela West Saturn, uma sonda adaptada para profundidades submarinas de até 3.600 metros. Ao todo, a campanha de perfuração da Fase 1 de Bacalhau compreende 19 poços.
“O início da perfuração em Bacalhau é um importante marco para o crescente portfólio da Equinor no Brasil. Nós contratamos uma sonda de sexta geração e de alta tecnologia para a primeira fase da campanha de perfuração. É esperada a geração de cerca de três mil postos de trabalho durante a fase de desenvolvimento de Bacalhau, o que significa mais valor local para o nosso país”, disse a presidente da Equinor Brasil, Veronica Coelho.
O navio-sonda West Saturn, de propriedade da Seadrill, é equipado com recursos como uma torre dupla e controle automático de perfuração. A duração do contrato com a Seadrill será de quatro anos, incluindo quatro opções de extensão de um ano cada. O contrato engloba mobilização, modernizações e serviços integrados. A Equinor também contratou a sonda Valaris DS-17, da Valaris, em julho deste ano, para realizar perfurações em Bacalhau. O contrato terá duração de 540 dias, com previsão de início para 2023.
A Equinor projeta que a Fase 1 de Bacalhau produzirá 220 mil barris por dia no pico da operação do ativo. A empresa acrescentou ainda que o FPSO de Bacalhau será também a embarcação autônoma com menos emissões no mundo devido à utilização de Turbinas a Gás de Ciclo Combinado (CCGTs – Combined Cycle Gas Turbines) altamente eficientes. A Equinor é a operadora do campo, com 40% de participação, em parceria com ExxonMobil (40%), Petrogal Brasil (20%) e Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA, gestora do contrato de partilha; não investidora).
Deixe seu comentário