EQUINOR DESENVOLVE PROJETO DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA EM BATERIAS COM REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CARBONO
A Equinor Energy Ventures, grupo de capital de risco da empresa norueguesa de energia, garantiu uma participação minoritária na Micropower Comerc, pioneira no armazenamento de baterias, como serviço no Brasil. A transação final foi concluída na última sexta-feira, dia 24 de abril, após a aprovação do CADE. As soluções de armazenamento e micro-rede da Micropower busca oferecer aos clientes economia de energia e um sistema de confiabilidade, além de reduzir sua pegada de carbono. A ideia é proporcionar uma solução exclusiva e gratuita para os clientes, que reduz os custos totais de energia ativando os sistemas de baterias quando os preços da energia são baixos e descarregando a energia armazenada quando há alta de preços. Os sistemas de bateria também podem ser usados para substituir a geração de diesel, reduzindo as emissões de carbono do cliente. Os sistemas, desenvolvidos e operados pela Micropower, podem ser projetados para vários perfis de clientes e já foram encomendados por clientes nos setores industrial e de varejo.
Durante quase 20 anos, a Equinor construiu uma forte presença no Brasil, sendo a segunda maior operadora de petróleo em volume e, através de uma parceria firmada em 2018 com a Scatec Solar, com um projeto solar de 162 MW no Ceará. Gareth Burns (foto principal), diretor administrativo da Equinor Energy Ventures, disse que “A Equinor tem o prazer de fazer parceria com a Micropower, aproveitando nossa longa história no Brasil e nossa crescente presença em projetos renováveis no país. A experiência da Micropower no desenvolvimento de armazenamento será essencial para trazer soluções flexíveis de baixo carbono ao segmento de energia comercial e industrial do Brasil. Nosso investimento ressalta o apoio da Equinor ao crescimento sustentável no Brasil. “
A Equinor tem como objetivo continuar aumentando a presença de baixo carbono da empresa no Brasil. O vice-presidente de Novas Energias e Soluções em Energia, Olav Kolbeinstveit (foto à direita), afirmou que “O Brasil é uma área chave para a Equinor continuar desenvolvendo soluções de energia renovável e colaboração com a experiente equipe da Micropower é uma ótima oportunidade para obter informações valiosas sobre os mercados locais de energia e sobre projetos de armazenamento. Esperamos ansiosamente uma colaboração estreita e um compromisso contínuo com o desenvolvimento de soluções de energia renovável no Brasil. “
Atualmente, a Micropower está desenvolvendo projetos de armazenamento em larga escala no Brasil, que integram recursos renováveis, como o solar. O CEO da Micropower, Marco Krapels (foto à esquerda), disse que “setores industriais como a indústria de mineração ainda dependem muito do diesel, e nossas soluções de micro-rede que combinam armazenamento de bateria com energia solar podem alcançar tanto economia como redução nas emissões de carbono significativas”. Krapels acrescentou que “o armazenamento de baterias de íon-lítio no local, com backup rápido, também torna as instalações críticas, como hospitais, mais resistentes, o que se tornará cada vez mais importante nos próximos anos. Estamos entusiasmados por ter a Equinor, com seu demonstrado compromisso com o Brasil e com as soluções de energia renovável, para se juntar à nossa missão”.
Deixe seu comentário