EQUINOR FAZ GRANDE AVANÇO NO CAMPO DE BACALHAU COM INSTALAÇÃO DE MEGA EQUIPAMENTO SUBMARINO
Vamos encerrar o noticiário desta sexta-feira (5) com uma novidade importante vinda do campo de Bacalhau, operado pela Equinor, no pré-sal da Bacia de Santos. A empresa divulgou hoje que concluiu uma etapa importante na campanha marítima do projeto, com a instalação de um mega equipamento submarino. Chamado Gas Lift Manifold, a tecnologia será fundamental para a operação do navio-plataforma (FPSO) que irá produzir em Bacalhau.
A principal função do equipamento é estabilizar a pressão dos fluídos não só durante a iniciação dos poços, mas durante as diferentes fases da vida do campo, garantindo a elevação dos fluidos até a superfície com mais segurança e eficiência. Com peso de cerca de 170 toneladas, 16 metros de comprimento, 9 metros de largura e 4 metros de altura, o equipamento corresponde ao tamanho de dois caminhões de grande porte colocados lado a lado.
“Para realizar este trabalho de alta complexidade e logística, uma equipe multidiciplinar trabalhou para concluir com segurança a instalação do GL Manifold para a chegada do navio-plataforma FPSO Bacalhau”, disse a Equinor em uma postagem no LinkedIn.
Além da operadora Equinor (40%), o consórcio de Bacalhau conta com ExxonMobil Brasil (40%), Petrogal Brasil (20%) e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) – gestora do contrato de partilha. O campo é o primeiro projeto na área do pré-sal a ser totalmente desenvolvido por uma petroleira internacional. O primeiro óleo do FPSO Bacalhau, cuja construção já está 90% concluída, está previsto para 2025. A embarcação terá capacidade para produzir 220 mil barris por dia.
Acompanhe abaixo um vídeo que mostra os detalhes da instalação do Gas Lift Manifold:
Deixe seu comentário