EQUINOR PREVÊ APLICAR 50% DE SEUS INVESTIMENTOS EM ENERGIA RENOVÁVEL ATÉ 2030
Uma mudança de paradigma nos planos futuros da norueguesa Equinor. Cada vez mais de olho no mercado de energias renováveis, a empresa anunciou nesta terça-feira (19) o seu primeiro plano de transição energética. Um dos principais destaques do documento diz respeito aos futuros investimentos da companhia. De acordo com a Equinor, metade de seu CAPEX será destinada às fontes renováveis e outras soluções de baixo carbono até o ano de 2030. A outra fatia continuará sendo aplicada em óleo e gás. O plano apresentado hoje será ainda votado na Assembleia Geral Ordinária de 2022 da empresa, marcada para o dia 11 de maio. O documento, em inglês, está disponível neste link.
Olhando para o médio prazo, a Equinor prevê que 30% do seu CAPEX já estará alocado em renováveis até o ano de 2025. A estimativa de investimentos chega a 10 bilhões de dólares para o período de 2022 a 2023, além de outros 12 bilhões de dólares para o intervalo entre 2023 e 2024. Ao todo, os investimentos no período de 2021 a 2026 em energias renováveis deverão somar 23 bilhões de dólares.
“Nosso plano de transição energética é baseado em ações. Acreditamos que isso demonstra que temos a estratégia, o nível de ambição, as capacidades e o histórico certos para ser uma empresa líder na transição energética, garantindo a criação de valor para os acionistas e a competitividade a longo prazo”, disse o CEO e Presidente da Equinor, Anders Opedal.
A empresa disse que os ganhos de capital de energias renováveis em 2021 foram de 1,4 bilhão de dólares, um aumento de mais de sete vezes em relação a 2020, resultando principalmente de farm-downs de ativos rentáveis. “À medida que aumentamos nossos investimentos em energias renováveis e soluções de baixo carbono, esses negócios fornecerão uma parcela crescente da receita ao longo do tempo”, destacou a Equinor.
No mês de fevereiro, a empresa declarou um compromisso de reduzir as emissões em todo o grupo (escopos 1 e 2) em 50% até 2030. A Equinor pretende atingir 90% dessa ambição por meio de reduções absolutas. O plano de transição energética integra elementos-chave da estratégia de descarbonização da Equinor com ações e ambições existentes. Inclui informações sobre alocação de capital, engajamento de políticas, estruturas de risco e desempenho e outros facilitadores para cumprir as ambições da empresa.
Deixe seu comentário