EQUINOR SE JUNTA A CENTRO DE PESQUISA PARA DESENVOLVER SOLUÇÕES DE BAIXO CARBONO PARA NAVIOS
A Equinor quer ampliar ainda mais sua participação no desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono. Neste sentido, a empresa anunciou nesta semana que fechou uma parceria estratégica com o Mærsk Mc-Kinney Møller Center for Zero Carbon Shipping, localizado na Dinamarca. O centro é uma organização de pesquisa focada no setor naval. Pelo acerto entre as partes, a companhia norueguesa se compromete a contribuir para o desenvolvimento de tecnologias e soluções de carbono zero para a indústria marítima. Com 100 mil navios consumindo cerca de 300 milhões de toneladas métricas de combustível por ano, o transporte marítimo global responde por cerca de 3% das emissões globais de carbono.
“Estamos muito satisfeitos em ingressar no Mærsk Mc-Kinney Møller Center for Zero Carbon Shipping. O Centro é complementar a outras iniciativas e organizações em que estamos envolvidos. Como produtora e usuária de combustível marítimo, a Equinor está trabalhando para descarbonizar o transporte marítimo. Juntamente com a indústria marítima, desenvolveremos novas soluções que contribuem para reduções substanciais de emissões”, disse a vice-presidente de transporte marítimo da Equinor, Heidi Aakre (foto principal).
A Equinor pretende contribuir com o centro de pesquisa ao compartilhar conhecimentos em áreas-chave como segurança na operação e projeto, projeto e operação de armazenamento de captura de carbono e integração de energia renovável, incluindo tecnologia eólica flutuante. A petroleira norueguesa é produtora e fornecedora de combustível para o setor marítimo e tem trabalhado sistematicamente na redução de sua intensidade de carbono desenvolvendo novos tipos de embarcações e usando combustíveis alternativos.
“Esta parceria tem um potencial enorme. Como grande produtor de combustíveis marítimos e player marítimo, a Equinor possui um conhecimento inestimável e já demonstrou enorme energia e vontade de acelerar a transição com projetos promissores. Essa é a mentalidade que precisamos e estamos ansiosos para ver as sinergias que podemos criar juntos”, comemorou o CEO do Mærsk Mc-Kinney Møller Center, Bo Cerup-Simonsen.
Alcançar a meta de longo prazo de descarbonização requer novos tipos de combustível e uma mudança sistêmica na indústria. O transporte marítimo é uma indústria regulada globalmente, que oferece uma oportunidade para garantir a adoção ampla da indústria de novas tecnologias e combustíveis. Para acelerar o desenvolvimento de tecnologias viáveis, é necessário um esforço coordenado na pesquisa aplicada em toda a cadeia de suprimentos.
Os líderes do setor desempenham um papel fundamental para garantir que a pesquisa de laboratório seja amadurecida com sucesso para soluções escaláveis que atendam às necessidades do setor. Ao mesmo tempo, será necessária nova legislação para permitir a transição para a descarbonização.
Deixe seu comentário