ESCASSEZ CHUVAS SE AGRAVA E GOVERNO IMPLANTARÁ PROGRAMA DE REDUÇÃO DE CONSUMO RESIDENCIAL EM SETEMBRO

bentoAinda estamos um pouco distantes da próxima Copa do Mundo, mas certamente o país deve entrar no ritmo de “200 milhões em ação” nos próximos meses. O motivo de união coletiva, desta vez, será o enfrentamento da  pior crise hídrica brasileira dos últimos 91 anos. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque (foto), disse hoje (25) em Brasília que o governo deve implantar já em setembro um programa de redução voluntária no consumo de energia também para os ambientes residencial e comercial. O líder da pasta frisou que nos últimos dois meses houve uma piora sensível na situação dos reservatórios brasileiros, mas descartou a possibilidade de racionamento, ainda que diante do cenário mais desfavorável.

O mês de julho e agosto foram os piores meses da série histórica de monitoramento do nosso setor elétrico, particularmente no reservatório da região Sul, que corresponde a 10% da capacidade de armazenamento, e também nos reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) como um todo”, afirmou Albuquerque, durante entrevista coletiva na sede do Ministério de Minas e Energia.

O ministro também alertou que não são boas as perspectivas para o futuro em termos de chuvas até o final do período seco – que termina entre outubro e novembro. Por isso, o governo está ampliando as medidas para tentar economizar o consumo de energia no país. Como já noticiamos aqui no Petronotícias, já foram definidas as diretrizes para um programa de redução voluntária de demanda de energia elétrica voltado ao segmento industrial. Mais cedo, o governo lançou também um decreto que estabelece medidas para redução entre 10% e 20% no consumo de energia elétrica na administração pública federal.

Sobre o programa de redução de consumo em residências e comércios, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano da Silva, disse que os detalhes do funcionamento da iniciativa ainda estão sendo discutidos dentro dos órgãos governamentais do setor elétrico.

Nesse momento, as equipes do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica estão finalizando alguns detalhes técnicos operacionais para que tenhamos a implantação desse programa durante o mês de setembro”, explicou. “Diferentemente da oferta possível de ser feita no programa voltado aos grandes consumidores, o programa de resposta voluntária da demanda [para consumidores residenciais e comerciais] pressupõe uma linha base, que está sendo discutida com a Aneel para identificar uma meta de redução de consumo. A partir dessa redução de consumo, haverá uma premiação aos consumidores que aderirem e reduzirem o consumo conforme essa meta estabelecida”, concluiu o secretário.

A ideia do programa para residência e comércio é premiar os consumidores que tenham um esforço em reduzir a carga, contribuindo para o aumento da segurança e confiabilidade do sistema. Contudo, segundo o ministro de Minas e Energia, a bonificação que será oferecida aos consumidores ainda está sendo estuda internamente no governo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of