ESLOVÁQUIA E HUNGRIA QUEREM CONSTRUIR UM GASODUTO, MAS AINDA NÃO TEM GARANTIA DE FORNECIMENTO | Petronotícias




faixa - nao remover

ESLOVÁQUIA E HUNGRIA QUEREM CONSTRUIR UM GASODUTO, MAS AINDA NÃO TEM GARANTIA DE FORNECIMENTO

sdddeA Eslováquia e a Hungria assinaram um memorando de entendimento sobre a construção do gasoduto Eastring, que na opinião de países ocidentais supostamente ajudará a conter o que se chama de a “chantagem de gás” de Moscou. O analista em assuntos energéticos e diretor do Instituto de Energia Nacional, Sergei Pravosudov, afirmou que a Rússia “não pretende chantagear ninguém” e que não tem nada contra o projeto Eastring “por razões exclusivamente comerciais.” Ao mesmo tempo, não está claro qual gás será usado no Eastring, duvidando que o gasoduto vá usar gás natural azeri. O analista lembrou que o Azerbaijão já tinha prometido fornecer um bilhão de metros cúbicos de gás para a Grécia e mais um bilhão à Bulgária. Isso significa que a Sérvia e a Hungria não devem esperar remessas de gás de Baku.

A Eslováquia incentivou o projeto Eastring em 2014, após a Rússia interromper a implementação do projeto South Stream (Corrente do Sul), que tinha por objetivo atravessar o mar Negro para fornecer o gás natural russo para a Itália e Áustria,  através da Bulgária, Sérvia, Hungria e Eslovênia, evitando exportações de gás através da Ucrânia. Eastring visa ligar a Eslováquia aos Bálcãs, bem como aos gasodutos existentes na Ucrânia, na República Tcheca, Hungria, Romênia e o sistema de distribuição de gás deve ser construído perto da cidade búlgara de Varna.

Segundo Pravosudov,  a  Sérvia, Bulgária e Romênia não devem de comprar GNL:  “Há quem diga que se pode usar gás natural liquefeito,  que seja transportado ao gasoduto de certo terminal. Mas, pelo que eu sei, não há nenhum acordo assinado para fornecimento de GNL para o Eastring. Ainda por cima, GNL é sempre mais caro do que gás de gasodutos. Sobre  se o  projeto Eastring será capaz de existir sem O gás fornecido pela Rússia, ele disse que é este cenário só será possível apenas caso haja uma proibição  para  que a Rússia bombeie seu gás através do Eastring: “Acredito que ninguém queira que o gasoduto fique vazio. Quanto ao gás russo, pode ser transportado para o Eastring tanto do gasoduto Turkish Stream (Corrente Turca), como do Nord Stream 2 (Corrente do Norte), nomeadamente através da Eslováquia e Hungria”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of