ESTADO DO SUL DA AUSTRÁLIA ADAPTA MATRIZ E GERA ELETRICIDADE APENAS COM FONTES RENOVÁVEIS
Consideradas fontes alternativas, as energias renováveis começam a tomar protagonismo no mercado e já ocupam o centro da matriz em diversas partes do mundo. É o caso do sul da Austrália, que, após o fechamento recente de uma termelétrica a carvão, funciona hoje com base apenas na produção energética de gás natural, paineis solares e turbinas eólicas. A região fornece energia a um total de 1,7 milhão de consumidores, sendo 50% da eletricidade oriunda de parques solares e eólicos.
A transição da matriz integra uma iniciativa do governo do estado de South Australia anunciada em 2009, com expectativa de investimentos de US$ 10 bilhões até 2025. Com incentivos crescentes ao longo dos últimos meses, a última termelétrica operante no município perdeu competitividade e encerrou suas atividades em maio, após 31 anos no mercado.
O horizonte, no entanto, ainda é de novos esforços para a consolidação do setor. De acordo com o ministro do Meio Ambiente do estado, Ian Hunter (foto), o sistema nacional de energia vem impedindo uma maior expansão da matriz renovável devido a dificuldades de adaptação. Além disso, o estado, que planeja se tornar a capital nacional das energias eólica e solar, enfrenta ainda riscos de queda de energia em momentos de pico de consumo.
Deixe seu comentário