ESTADOS UNIDOS APROVAM E CERTIFICAM O DESIGN DO PEQUENO REATOR MODULAR DA NUSCALE
A US Nuclear Regulatory Commission (NRC) emitiu um relatório final de avaliação de segurança (FSER) para o pequeno reator modular da NuScale. Este é o primeiro FSER a ser emitido pelo NRC para um SMR e representa a conclusão da revisão técnica e aprovação do projeto. O pedido da NuScale para a certificação de seu design para uso na América foi apresentado em 31 de dezembro de 2016 e foi aceito pelo NRC em março seguinte. O NRC disse que a conclusão da revisão técnica dentro do cronograma original de 42 meses demonstra seu compromisso com o licenciamento “oportuno” de nova tecnologia de reator avançada.
Para o Presidente e CEO da NuScale, John Hopkins(foto) “Este é um marco significativo não apenas para NuScale, mas também para todo o setor nuclear dos EUA e outras tecnologias nucleares avançadas que se seguirão. Isso estabelece claramente a liderança da NuScale e dos EUA na corrida para trazer SMRs ao mercado.” Ele também deu crédito ao forte apoio bipartidário do Congresso dos Estados Unidos para o projeto, que recebeu financiamento federal com custos compartilhados à medida que avançava no processo de Certificação de Design do NRC. A NuScale disse que investiu mais de US$ 500 milhões, com o apoio de seu investidor majoritário, a Fluor, e mais de 2 milhões de horas de trabalho para desenvolver as informações necessárias para preparar seu pedido de certificação de design. A empresa também enviou 14 Relatórios Tópicos separados, além do aplicativo com mais de 12.000 páginas e forneceu mais de 2 milhões de páginas de informações de apoio para auditorias do NRC.
A certificação de projeto significa que o NRC aprovou, após um exame minucioso de conformidade com os requisitos de segurança, um projeto de usina nuclear independente de uma aplicação para construir ou operar uma usina. A certificação completa permite que uma concessionária faça referência ao projeto ao se candidatar a uma licença combinada para construir e operar uma usina nuclear em qualquer lugar nos Estados Unidos, embora os procedimentos de licenciamento específicos do local ainda devam ser concluídos e uma licença combinada de construção e operação obtida antes que a construção possa começar. A certificação do projeto é válida por 15 anos a partir da data de emissão, mas pode ser renovada por mais 10 a 15 anos.
Marc Nichol, diretor sênior de novos reatores da organização norte-americana Nuclear Energy Institute, disse que a aprovação do projeto SMR da NuScale foi um “marco monumental” para a empresa e um passo crucial para o futuro da indústria. “Como o primeiro pequeno projeto de reator modular dos EUA a receber um FSER, a NuScale é pioneira no caminho para novas tecnologias nucleares avançadas inovadoras em desenvolvimento”, disse ele. “Com o crescente interesse dos clientes e acordos com entidades nos Estados Unidos, Canadá, Romênia, República Tcheca e Jordânia, NuScale gerou um ponto de viragem para toda a indústria no avanço da inovação tecnológica dos Estados Unidos e nosso objetivo de fornecer energia livre de carbono em todo o globo “, disse Nichol.
Deixe seu comentário