ESTADOS UNIDOS DÃO GARANTIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA NUCLEAR NA POLÔNIA
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ao presidente da Polônia, Andrzej Duda, que acredita o programa de energia nuclear dos dois países “será capaz de decolar em breve,” especialmente no momento atual com “a agressão russa à Ucrânia.” Biden falou que a diversificação da oferta de energia, incluindo a importação de gás natural liquefeito americano, é de “extrema importância”. Ele disse que o país também está grato “pelo engajamento incessante no programa de energia pacífica que envolve a construção de usinas nucleares americanas na Polônia. Acredito que seremos capazes de lançar o programa em breve, junto com as empresas americanas e sob o patrocínio da Casa Branca – é urgentemente necessário na Polônia.”
As notas diplomáticas que a Polônia e os Estados Unidos trocaram em 2020 sobre a cooperação no desenvolvimento do programa de energia nuclear civil da Polônia entraram oficialmente em vigor em março de 2021. Isso significa que os americanos têm 18 meses a partir dessa data para preparar uma oferta de tecnologia e financiamento para construir energia nuclear usinas elétricas na Polônia. A Política Energética da Polônia para 2040, está baseada em três pilares: uma transição justa; um sistema de energia de emissão zero; e boa qualidade do ar. A primeira unidade nuclear de 1-1,6 GWe deve ser comissionada em 2033, com mais cinco unidades, ou 6-9 GWe, até 2040. As cidades litorâneas de Lubiatowo e Kopalino, no município de Choczewo, na Polônia, foram apontadas como o local preferido para primeira grande usina nuclear do país.
Em julho do ano passado, a Westinghouse anunciou o lançamento do trabalho de engenharia e design de front-end (FEED) sob uma doação da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos para progredir no programa de energia nuclear na Polônia. Westinghouse disse que o FEED foi um dos elementos-chave na implementação do Acordo Intergovernamental entre a Polônia e os EUA em relação à cooperação para desenvolver um programa de energia nuclear civil. A Westinghouse está executando o FEED – que será baseado na tecnologia AP1000 – junto com a Bechtel. As duas empresas também assinaram um Memorando de Entendimento com a GE Steam Power no mês passado para explorar oportunidades em sua busca conjunta de perspectivas de energia nuclear civil na Polônia. O estudo FEED será revisado ainda este ano pelo governo polonês para ajudar na seleção do melhor parceiro para o programa da usina nuclear. Também no mês passado, a NuScale Power e a produtora polonesa de cobre e prata KGHM Polska Mied? SA assinaram um acordo definitivo para iniciar os trabalhos para a implantação de uma primeira usina de pequeno reator modular NuScale VOYGR na Polônia já em 2029.
Deixe seu comentário