ESTADOS UNIDOS E COREIA DO SUL SEGUEM EXEMPLO DA RÚSSIA E VÃO CONSTRUIR USINAS NUCLEARES FLUTUANTES
A Coreia do Sul e os Estados Unidos, velhos parceiros comerciais, vão seguir o exemplo da Rússia no campo de geração nuclear flutuante. O American Bureau of Shipping (ABS) e o Korea Ship & Offshore Plant Research Institute (KRISO) se uniram para promover a comercialização de pequenos navios movidos a reatores modulares e plataformas flutuantes de geração de energia SMR. A ABS disse que fornecerá uma análise das diretrizes regulatórias aplicáveis e dos padrões internacionais para o projeto de navios movidos a SMR. A KRISO desenvolverá tecnologias essenciais para navios movidos a SMR, incluindo projetos conceituais para o navio e sistemas de propulsão, bem como o desenvolvimento de uma estrutura para análise integrada de segurança de navios e energia nuclear. Além disso, a KRISO projetará uma plataforma flutuante de geração de energia SMR, juntamente com um modelo de comercialização que pode fornecer energia estável para áreas insulares.
A ABS está assumindo um papel de liderança no suporte a projetos de energia nuclear na indústria marítima por meio do nosso conhecimento de regulamentações internacionais e desenvolvimento de requisitos de segurança relacionados à classe”, disse o vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da ABS, Patrick Ryan. “Estamos orgulhosos de aplicar nossa experiência a esses projetos de pesquisa com a KRISO. Com o foco crescente em emissões zero de carbono, as tecnologias nucleares modernas oferecem o potencial para descarbonização em muitas áreas do setor.” O presidente da KRISO, Keyyong Hong, acrescentou: “Por meio dessa pesquisa conjunta com a ABS, lideraremos o desenvolvimento de futuras tecnologias marinhas ecologicamente corretas e estabeleceremos padrões globais para a comercialização de SMRs no setor marítimo, além de liderar o mercado global de navios movidos a energia nuclear no futuro”, acrescentou.
Em outubro do ano passado, um projeto para uma barcaça flutuante de energia nuclear offshore da HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering (KSOE) e Kepco Engineering & Construction (Kepco E&C) recebeu aprovação em princípio da ABS. Os colaboradores do projeto incluíram ABS, HD KSOE, KEPCO E&C e o Liberian International Ship & Corporate Registry. A barcaça SMR flutuante tem como objetivo servir como geração de energia offshore para comunidades remotas e eletrificação de ilhas. A construtora naval sul-coreana Samsung Heavy Industries anunciou em janeiro do ano passado que havia concluído o projeto conceitual do CMSR Power Barge – uma usina nuclear flutuante baseada em reatores compactos de sal fundido – e obtido uma aprovação em princípio para o projeto do ABS. Em fevereiro de 2023, a KRISO foi uma das nove organizações sul-coreanas que assinaram um memorando de entendimento para cooperar no desenvolvimento conjunto de um reator de sal fundido adequado para uso em embarcações marítimas. Eles também concordaram em cooperar no desenvolvimento e demonstração de SMRs para uso marítimo; o desenvolvimento de tecnologia de interface de embarcação/sistema marítimo propelido por SMR e resposta a licenças e autorizações; para nutrir especialistas em operação de navios movidos a energia nuclear e estabelecimento de infraestrutura industrial.
Deixe seu comentário