ESTADOS UNIDOS LEVA VANTAGEM NA DISPUTA PELO MERCADO NUCLEAR AFRICANO E ASSINA PRIMEIRO ACORDO COM O GOVERNO DE GANA | Petronotícias




faixa - nao remover

ESTADOS UNIDOS LEVA VANTAGEM NA DISPUTA PELO MERCADO NUCLEAR AFRICANO E ASSINA PRIMEIRO ACORDO COM O GOVERNO DE GANA

USAA disputa pelo mercado nuclear da África, continua bastante acirrada entre  China, Rússia e os Estados Unidos, que levaram uma vantagem hoje (3) ao assinar um memorando de entendimentos com Gana.  A assinatura de dois acordos importantes facilitados pelo Programa de Infraestrutura Fundamental dos EUA para o Uso Responsável da Tecnologia de Reatores Modulares Pequenos (FIRST) para avançar na implantação de um reator modular pequeno (SMR) em Gana e estabelecer o país como um centro regional de SMR foi anunciada em a reunião da Plataforma Africana de Negócios Nucleares, em Accra. Um memorando de entendimento (MoU) e acordos contratuais para o fornecimento de um Centro de Exploração de Energia NuScale (E2) e serviços relacionados na Comissão de Energia Atômica de Gana (GAEC) foram assinados pela GAEC, organização científica intergovernamental sediada no Cazaquistão, a Ciência Internacional e Tecnologia Centro e NuScale.

Os Centros E2 da NuScale usam modelagem computacional dentro de um simulador de sala de controle para uma usina SMR VOYGR-12 para oferecer aos usuários uma oportunidade prática de aplicar princípios de ciência e engenharia nuclear por meio de cenários simulados de operação de usinas nucleares do mundo real. Quatro Centros E2 foram abertos nos EUA, e Centros E2 internacionais foram abertos em Bucareste, na Roménia, e em Seul, na Coreia do Sul.

A implantação de um Centro E2 no Gana seria a primeira no continente africano e proporcionaria uma ferramenta fundamental para preparar a força de trabalho para a implantação de SMR no Gana e noutros locais, de acordo com a Embaixada dos EUA no Gana. Também estabelecerá o Gana como um centro regional de educação e formação para a próxima fase de implantações nucleares civis seguras e protegidas em África, consistente com a Abordagem de Marcos da Agência Internacional de Energia Atómica e as normas de não proliferação, disse a embaixada.

O Governo do Gana, através da Energia Nuclear do Gana, disse que “O governo dos EUA apoia fortemente a implantação da tecnologia da NuScale através do Regnum Technology Group como desenvolvedor de projetos em Gana e espera ver a conclusão deste acordo.   Os Estados Unidos também estão atualmente em negociações com o Gana para um acordo de cooperação nuclear pacífica (ou acordo 123) e aguardam com expectativa a conclusão de negociações para permitir uma cooperação mais estreita neste importante domínio.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of