ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL ENTREGA SUEZMAX MARCÍLIO DIAS À TRANSPETRO
O Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) segue renovando a frota de navios da Transpetro e, nesta quinta-feira (24) a 12ª embarcação do programa entrou em operação. O navio Marcílio Dias foi entregue à Transpetro após cerimônia no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca, Pernambuco. A viagem inaugural do petroleiro será para a Bacia de Campos, onde fará sua primeira operação de carregamento.
Ao todo, seis navios do tipo suezmax, dos dez encomendados ao EAS,já entraram em operação. Antes dele, o Promef já colocou em operação gaseiro Oscar Niemeyer; os suezmax André Rebouças, Henrique Dias, Dragão do Mar, Zumbi dos Palmares e João Cândido; o panamax Anita Garibaldi e os navios de produtos José Alencar, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado.
Esse tipo de embarcação é destinada ao transporte de óleo cru na exportação e cabotagem, com capacidade de transporte de carga de cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária.
A escolha do nome foi uma homenagem ao herói da Marinha de Guerra brasileira que morreu em 1865 após ser ferido durante a Batalha do Riachuelo, na Guerra do Paraguai, quando se destacou por atos de bravura, embarcado na corveta Parnaíba.
Deixe seu comentário