faixa - nao remover

ESTATAL CHINESA AGUARDA AUTORIZAÇÃO DE SEU GOVERNO PARA IMPLANTAR REFINARIA NO CEARÁ

Refinaria chinesa Ceara - Guangdong Zhenrong EnergyO Ceará pode se tornar exportador de derivados de petróleo para a China. A ideia faz parte de um plano da estatal asiática Guangdong Zhenrong Energy, que assinou um memorando de entendimento com o governo cearense no fim do ano passado e agora aguarda a autorização do governo chinês para dar continuidade ao projeto, que prevê investimentos da ordem de US$ 6 bilhões na região.

A ideia pode dar um novo sopro ao plano de criação de um polo de refino na região Nordeste, como estava previsto com a construção da refinaria Premium II, que seria feita pela Petrobrás no estado cearense, mas acabou sendo cancelada após a crise do barril e os escândalos da Lava Jato. O plano estratégico da estatal  previa ainda a Premium I no Maranhão e a Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, mas apenas a última chegou a ser levada adiante – atualmente em operação, mas com apenas um trem de refino (o projeto original previa dois trens), e sem atingir a capacidade máxima, pela falta de algumas unidades, como a SNOX, que foi relicitada recentemente.

A refinaria chinesa, que será voltada à exportação dos derivados para o país controlador, terá capacidade de processar 300 mil barris por dia e ficará instalada no complexo industrial e portuário de Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Esses chineses devem ter neurônios a menos. Pelo menos para os gestores da Petrobras que bradaram a não necessidade da refinaria. Vá entender?