faixa - nao remover

ESTATAL NUCLEAR UCRANIANA ENERGOATOM ASSINA ACORDOS COM WESTINGHOUSE E HOLTEC

5tyghA Energoatom está avançando em seus planos com a Westinghouse para criar uma fábrica de produção de conjuntos combustíveis nucleares na Ucrânia, e com a Holtec para a construção de instalações de fabricação de reatores modulares pequenos (SMRs) e de contentores para armazenamento de combustível nuclear usado. Os acordos foram assinados durante a Conferência de Recuperação da Ucrânia, realizada na Itália, e são descritos como etapas que contribuem para a independência energética do país.

O acordo de cooperação com a Westinghouse – que já planeja fornecer nove unidades AP1000 à Ucrânia – prevê um projeto conjunto para desenvolver a capacidade de produção de conjuntos combustíveis no país. No início deste ano, a Westinghouse aprovou a empresa ucraniana AtomEnergoMash como fornecedora qualificada para fabricar as tampas superior e inferior dos conjuntos combustíveis do tipo VVER-1000 da Westinghouse, abrindo caminho para essa nova capacidade avançada de produção de combustível nuclear na Ucrânia.

O CEO da Energoatom, Petro Koptin, afirmou: “Estamos dando continuidade à nossa trajetória para estabelecer uma linha de produção de combustível nuclear na Ucrânia com a implementação das tecnologias avançadas da Westinghouse. Sou muito grato aos nossos parceiros pela confiança, baseada em muitos anos de cooperação bem-sucedida. Passo a passo, a Energoatom caminha para se tornar o centro da energia nuclear na Europa Oriental.

1fab1d6f-6795-4de4-9fac-bf50aa8b955cTarik Choho, presidente da divisão de combustível nuclear da Westinghouse, disse: “Temos orgulho de ampliar nossa sólida parceria e o compromisso mútuo com a segurança energética da Ucrânia. A Westinghouse possui um excelente histórico de desempenho com seus projetos de combustível nuclear do tipo VVER, utilizados em usinas VVER-1000 e VVER-440 na Ucrânia, com duas décadas de operação excepcional.

Além disso, a Energoatom assinou com a Holtec International um documento que detalha as áreas atuais de cooperação entre as duas empresas e expressa a intenção de implementar projetos conjuntos para construir uma planta na Ucrânia destinada à produção de componentes para os reatores modulares pequenos da Holtec. O acordo também contempla o uso da tecnologia da Holtec pela Energoatom para a fabricação de contentores para o armazenamento de combustível nuclear usado.

As duas empresas já mantêm vínculos duradouros – em especial com a instalação centralizada de armazenamento de combustível nuclear usado construída pela Holtec, que utiliza contentores fabricados nos Estados Unidos.

O ministro da Energia da Ucrânia, Herman Halushchenko, esteve presente na assinatura de ambos os acordos. Segundo o ministério, o memorando também prevê medidas para a futura implantação dos reatores SMR-300 da Holtec na Ucrânia, “em especial por meio de capacitação e treinamentos técnicos com a participação de especialistas ucranianos no programa do SMR-300 na usina nuclear de Palisades” – a Holtec pretende colocar duas unidades em operação em Palisades até 2030.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of