faixa - nao remover

ESTRADA DE FERRO CARAJÁS É LIBERADA POR INDÍGENAS E VALE RETOMA OPERAÇÕES

O minério vai passar novamente. A Estrada de Ferro Carajás (foto), por onde é escoada a produção da Vale da Serra dos Carajás até os portos de São Luís (MA), foi liberada na madrugada desta sexta-feira (5), após ficar três dias interditada por indígenas que protestavam contra uma medida do governo.

De acordo com a mineradora, o ato não teve relação com a empresa, mas sim contra a Portaria 303 da Advocacia Geral da União, que trata sobre a salvaguarda de direitos indígenas.

O início do bloqueio à ferrovia ocorreu na manhã de terça (2), por índios das comunidades Guajajaras e Awá-Guajá, que bloquearam o km 289 da estrada, entre os povoados maranhenses de Mineirinho e Auzilândia, no município de Alto Alegre do Pindaré (MA). Na quarta (3), a empresa conseguiu a liminar para desbloquear a via e na madrugada desta sexta as operações foram retomadas.

“A Vale reitera o seu repúdio a atos arbitrários e violentos de invasão da ferrovia e informa que pedirá à Policia Federal e ao Ministério Publico a apuração da autoria e materialidade do crime de perigo de desastre ferroviário, entre outros”, afirmou a empresa em nota.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of