Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

ESTUDO CONCLUI QUE CONSTRUÇÃO DO TERMINAL DE PONTA NEGRA TEM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL

Terminal Ponta NegraO Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), vinculado à Secretaria Nacional de Portos da Presidência da República, considerou baixo o risco ambiental do Terminal de Ponta Negra (TPN), em Maricá (RJ), construído pela DTA Engenharia. O projeto prevê a construção de um porto onshore na praia de Jaconé e poderá movimentar 850.000 barris de petróleo por dia e um milhão de contêineres por ano.

A conclusão foi feita a partir de um estudo técnico-científico elaborado pelo INPH sobre os efeitos da obra tanto no regime de ondas da região de Jaconé quanto em relação ao seu potencial erosivo na área de influência do projeto. Segundo as análises, a construção do TPN não trará nenhuma variação expressiva naquele ponto da costa após a implantação do porto em Ponta Negra.

O estudo foi realizado a pedido do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão encarregado da emissão da licença ambiental necessária para o início da construção do porto. O terminal contará com terminais de granéis líquidos e de contêineres, entre outras unidades, e contém uma rocha boa para construir quebra-mares, que serão explorados para a estocagem de óleo e gás, a custo baixo de implantação, comparado aos tanques de aço.

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rita
Rita
7 anos atrás

Vai ser excelente pra região
Para o crescimento
E a população vai ter emprego

José serafim
José serafim
6 anos atrás

Pra quem tem jaconé como um lugar onde a paz, a tranquilidade são sinônimos de paraíso, não será nada bom. Além de sabermos que a Petrobras e nossos governantes se lixam para o meio ambiente. Jaconé nunca deveria ter sido escolhida para esse fim devido a sua beleza natural, mas infelizmente a ganância do homem fala mais alto com seus políticos e empresários que só pensam em lucros. Esquecem que Maricá não tem infraestrutura nenhuma para atender um empreendimento desse porte, o que veremos agora é o aumento da violência, do tráfico de drogas, dá favelização e todo o mal… Leia mais »

Luis leal
Luis leal
3 anos atrás

Na verdade, quase ninguém vai ali nestes mais de 20 anos que estou lá! E os porcos que vem de outras regioes deixam suas imundícias que incluí até muitas garrafas quebradas, risco pras crianças e os que fazem corridas e ou caminhadas, isso quando as potentes ondas permitem, pois além de ser cavada logo na beirada, as ondas pucham . Recomendo que se for implantado o Porto, que construam um sistema de tratamento de esgoto pra proteger as lagoas locais!

Marcio
Marcio
3 meses atrás

Esse relatório não é sério. E que galáxia um mega porto não gera impacto considerável?