ESTUDO DA EPE APONTA CRESCIMENTO DA CLASSE MÉDIA COMO GRANDE DESAFIO PARA SETOR ENERGÉTICO BRASILEIRO | Petronotícias




faixa - nao remover

ESTUDO DA EPE APONTA CRESCIMENTO DA CLASSE MÉDIA COMO GRANDE DESAFIO PARA SETOR ENERGÉTICO BRASILEIRO

Maurício TolmasquimPor meio do estudo Cenário Econômico 2050, que deverá servir de base para o Plano Nacional de Energia 2050, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) previu que o crescimento da classe média será o principal responsável pela mudança estrutural do país nas próximas quatro décadas, o que deverá se refletir no número de carros. De acordo com o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim (foto), a proporção de habitantes por veículo deverá diminuir de 5,4 para 2, aumentando o consumo de combustível. Além disso, o total de casas com ar condicionado vai pular dos atuais 23% para 65%, o que irá exigir maior fornecimento de energia.

No mundo, o estudo afirma que o preço do petróleo deverá ser cerca de 20% mais baixo que o atual em 2020, voltando a subir para a faixa atual no fim dos anos 40. A oferta do gás não convencional nos Estados Unidos cria, segundo a EPE, incertezas em relação ao posicionamento americano no mercado, já que o país tende a ser exportador líquido do produto.

Por conta dos investimentos em gás não convencional, que já teve áreas em terra licitadas no ano passado, e a exploração do pré-sal, o preço do gás natural brasileiro tende a cair na década de 2030, passando de US$ 8 para US$ 7 por milhão de BTU. Outro ponto mencionado é a expansão do GNL (gás natural liquefeito), que vai beneficiar as exportações de diversos países.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of