Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

ESTUDO INDICA POTENCIAL EÓLICO DE 80 GW NO CEARÁ

Adriano Barros VestasO Ceará pode virar um gigante na geração de energia eólica se conseguir aproveitar todo seu potencial. Ao menos é o que indica um novo estudo feito pela Vestas, fabricante de aerogeradores, que apontou um potencial de 80 GW de geração energética a partir dos ventos no estado nordestino.

De acordo com a empresa dinamarquesa, esse potencial acumulado seria fruto de ventos em velocidades superiores a 7 metros por segundo, patamar em que o potencial eólico é considerado mais atrativo economicamente.

“Os resultados obtidos para o Ceará são de grande relevância, demonstrando que o estado possui condições excepcionais para a geração de energia eólica: ventos constantes, bem direcionados, com alto índice de aproveitamento e bem distribuídos na área geográfica”, afirmou a Vestas em nota.

Os dados foram analisados também pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que estimou em R$ 400 bilhões o volume de investimentos necessários para a exploração total desse potencial, o que geraria cerca de 1,2 milhão de empregos. Atualmente, 3% (2,6GW) desse potencial já estão em operação ou contratados no Ceará.

“Esse enorme potencial influenciou na escolha do Ceará para sediar nossa unidade industrial no Brasil”, afirmou o diretor institucional da Vestas, Adriano Barros (foto).

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cicerone
Cicerone
6 anos atrás

Poderia me informar suas fontes?