ESTUDO INDICA POTENCIAL EÓLICO DE 80 GW NO CEARÁ
O Ceará pode virar um gigante na geração de energia eólica se conseguir aproveitar todo seu potencial. Ao menos é o que indica um novo estudo feito pela Vestas, fabricante de aerogeradores, que apontou um potencial de 80 GW de geração energética a partir dos ventos no estado nordestino.
De acordo com a empresa dinamarquesa, esse potencial acumulado seria fruto de ventos em velocidades superiores a 7 metros por segundo, patamar em que o potencial eólico é considerado mais atrativo economicamente.
“Os resultados obtidos para o Ceará são de grande relevância, demonstrando que o estado possui condições excepcionais para a geração de energia eólica: ventos constantes, bem direcionados, com alto índice de aproveitamento e bem distribuídos na área geográfica”, afirmou a Vestas em nota.
Os dados foram analisados também pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que estimou em R$ 400 bilhões o volume de investimentos necessários para a exploração total desse potencial, o que geraria cerca de 1,2 milhão de empregos. Atualmente, 3% (2,6GW) desse potencial já estão em operação ou contratados no Ceará.
“Esse enorme potencial influenciou na escolha do Ceará para sediar nossa unidade industrial no Brasil”, afirmou o diretor institucional da Vestas, Adriano Barros (foto).
Poderia me informar suas fontes?