ESTUDO ANALISA IMPACTOS DE INVESTIMENTOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO MUNDO
Os benefícios da eficiência energética vão muito além da simples redução da demanda. De acordo com publicação da Agência Internacional de Energia (AIE), o aumento da eficiência pode ajudar no crescimento da economia, incentivar o desenvolvimento social, avançar em sustentabilidade ambiental e assegurar a segurança energética.
Apesar disso, a análise da AIE mostra que, devido à subestimação da eficiência energética, dois terços das políticas economicamente viáveis para serem concretizadas até 2035 não irão se consolidar. Segundo o estudo “Capturing the Multiple Benefits of Energy Efficiency”, é possível ir além das discussões qualitativas e mostrar como as ferramentas existentes podem ser aplicadas na medição de custos da eficiência energética para a economia e para a sociedade.
O estudo mostra, por exemplo, que, quando o valor da produtividade foi integrado aos tradicionais cálculos de retorno financeiro nas indústrias, o período gasto para medições de eficiência energética caiu de 4,2 para 1,9 anos. No setor residencial, esse tipo de medição pode melhorar significativamente a saúde e o bem-estar dos indivíduos quando deixa os lares mais quentes e secos. Quando calculados os custos de atendimento médico e trabalho perdido, esses benefícios podem impulsionar um retorno três vezes maior em relação ao que foi investido.
“Esse estudo mostra por que os governos deveriam dedicar mais tempo na medição dos impactos das políticas de eficiência energética para entenderem melhor seu papel de impulsionar o desenvolvimento econômico e social”, disse a direto executiva da AIE, Maria van der Hoeven (foto).
Deixe seu comentário