ESTUDO APONTA QUE 89% DOS PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE PETRÓLEO AVALIAM DEIXAR O PAÍS
Com a indústria nacional em baixa, as atenções se voltam ao exterior e cada vez mais empresários do setor de petróleo avaliam sair do Brasil em busca de maiores oportunidades . É o que revela um novo estudo feito pela Hays, empresa de recrutamento global que consultou representantes do mercado e aponta agora para uma tendência preocupante: 89% dos profissionais entrevistados cogitam se mudar para o exterior, sendo que 29% deles avaliam fazer a mudança nos próximos seis meses.
O cenário de dificuldades já cria um fluxo negativo de recrutamento no país, com a saída crescente de profissionais qualificados. A pesquisa revela um novo risco para os próximos meses no setor, que deve passar a lidar com uma maior escassez de mão de obra técnica e especializada.
O documento consultou 28 mil profissionais, em 178 países e de 28 áreas do setor. Além da debandada de empresários da indústria nacional, o estudo reflete o atual momento de crise dentro das companhias. No Brasil, 67% dos entrevistados consideram um corte salarial para manter seus cargos. Segundo 42% dos executivos, hoje o maior problema enfrentado pelo segmento é a instabilidade econômica por que vem passando o país. Ainda assim, as expectativas são, em sua maioria, otimistas para 2016. O setor de petróleo deve apresentar melhora ainda este ano, segundo 64% dos entrevistados brasileiros.
Na indústria global, a política de corte de custos vem revelando índices alarmantes. De acordo com a pesquisa, 93% dos empregadores afirmam ter feito redução de pessoal nos últimos 12 meses. Além disso, 72% dos profissionais demitidos no ano passado avaliam atuar em outra área do mercado.
Deixe seu comentário