ETANOL DEVERÁ SE MANTER POUCO COMPETITIVO EM RELAÇÃO À GASOLINA ATÉ O FIM DO ANO
Constantemente em desvantagem em relação à gasolina, o preço do etanol deve se manter próximo ao teto de 70% do valor do litro do combustível fóssil. A crise nas usinas e a estiagem reduziram a previsão da safra de cana-de-açúcar, que será 2,84% menor que a anterior.
O preço do etanol deve voltar a subir antes mesmo do início da entressafra, quando tradicionalmente diminui a oferta de cana. Em São Paulo, levantamento da ANP mostrou que o preço médio do etanol corresponde a 69% do valor do litro da gasolina. Entre 17 de abril e a última sexta-feira (16), o preço do etanol nas usinas do estado caiu R$ 0,23, mas essa redução ainda não foi repassada aos consumidores, já que os preços caíram, em média, somente R$ 0,03 nos postos.
O presidente da União dos Produtores de Bioenergia (Udop), Celso Torquato Junqueira Franco (foto), afirmou que o controle do preço da gasolina pelo governo federal impede o investimento no setor. “Enquanto não houver melhor remuneração, não vai haver melhora na oferta. Por isso, a tendência dos próximos anos é termos menos etanol.”
Deixe seu comentário