EUA E CHINA ASSINAM ACORDO POR REDUÇÃO DE EMISSÃO DE GASES POLUENTES
Estados Unidos e China firmaram um acordo bilateral pela redução da emissão de gases poluentes pelos dois países. O EUA comprometeu-se a diminuir entre 26% e 28% sua emissão de gases poluentes até o ano de 2015. A China, por sua vez, foi mais cautelosa, prevendo cortar emissões até 2030, além de estimar que cerca de 20% de sua energia será proveniente de fontes renováveis no ano.
O termo tem caráter histórico por se tratar do primeiro compromisso chinês para restringir a emissão por conta das mudanças climáticas. As negociações duraram mais de dois meses, e o acordo foi anunciado durante o Fórum de Cooperação Econômica da Ásia pacífico (Apec), que estreitou a relação entre os dois países.
O presidente dos EUA, Barack Obama, classificou o plano como “ambicioso, mas alcançável”, enquanto Xi Jinping, o presidente chinês, celebrou o “novo modelo” encontrado pelos dois países. O termo promete ser assunto de debates e reflexões na próxima Conferência sobre Mudança Climática, que acontecerá em Paris, no próximo ano.
Deixe seu comentário