EUROCHEM INAUGUROU PLANTA DE FERTILIZANTES EM MINAS GERAIS APÓS INVESTIMENTO DE US$ 1 BILHÃO
A Eurochem inaugurou hoje (13) uma nova fábrica de fertilizantes em Serra do Salitre (MG), no Triângulo Mineiro. A cerimônia de inauguração teve a participação do presidente Lula e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Esse é o maior projeto do grupo Eurochem, subsidiária da AIM Capital, controlada da Linetrust PTC, fora do continente europeu e demandou investimentos de US$ 1 bilhão, gerando cerca de 3,5 mil empregos durante a obra.
Estima-se que a unidade produzirá 500 mil toneladas de fertilizantes acabados até 2024, contribuindo para diminuir a dependência do Brasil das importações desse insumo. Quando a unidade atingir sua capacidade máxima, o que deve ocorrer em 2025, essa produção de fertilizantes fosfatados aumentará para 1 milhão de toneladas.
O Complexo abrange, em um único local, desde a extração do fosfato, sua matéria-prima principal, até a fabricação de fertilizantes granulados. Além de alcançar uma produção de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados anualmente, a planta industrial também fabricará 1 milhão de toneladas anuais de ácido sulfúrico e 240 mil toneladas de ácido fosfórico. Estes últimos são subprodutos utilizados no próprio processo de produção dos fertilizantes.
Com o complexo industrial da Serra do Salitre funcionando, a Eurochem estima que a dependência do Brasil da importação de fertilizantes deve cair 15%. O Complexo Mineroindustrial em Serra do Salitre é a primeira unidade de mineração da EuroChem fora do continente europeu. Durante a cerimônia, o ministro Alexandre Silveira anunciou a instalação do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM) e assinou portaria instituindo o Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico e Levantamento de Recursos Minerais (PlanGeo).
Deixe seu comentário