faixa - nao remover

EVENTO DISCUTIRÁ QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SETOR DE SOLDAGEM

SoldagemDurante os dias 26 e 27 de novembro, a Planeja & Informa e a Casa Viva Eventos promoverão, no Rio de Janeiro, a quarta edição do Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado da Soldagem (Solda Brasil 2014). A proposta do evento é reunir toda a cadeia do setor para discutir as causas da escassez de mão de obra na soldagem, focando na falta de conhecimento dos profissionais das características, vantagens, limitações e outros elementos fundamentais para os projetos. O evento prevê a participação de executivos e técnicos de grandes empresas executoras, representantes dos diversos segmentos da engenharia, projetistas, governo, academia, instituições de pesquisa e empresas de Engenharia Industrial, fabricantes de consumíveis, máquinas, equipamentos e serviços de soldagem, além de entidades profissionais e empresariais de classe e instituições formadoras de mão de obra.

Confirmado para fazer uma palestra em um painel “Demandas e Gargalos da Cadeia Industrial”, o diretor da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), Oscar Simonsen Junior, defende o estímulo à entrada de jovens no mercado, por meio da melhoria salarial associada à especialização em processos de soldagem, métodos e tecnologia atualizados. Para ele, a facilidade na aquisição de tecnologia de vanguarda se contrapõe à dificuldade em conseguir profissionais aptos a aplicá-la nas obras. A apresentação do executivo acontecerá no dia 26 de novembro, às 14 horas.

Apesar da importância da soldagem na indústria de bens e na construção, Simonsen considera que o reconhecimento da atividade do soldador é aquém da responsabilidade com que ele lida. “Em fases de economia aquecida, existe uma pressão na demanda de mão de obra qualificada. Essa carência é sentida na indústria de bens e nos grandes projetos de construção e montagem, tanto nas obras de infraestrutura e como nas plantas industriais. O resultado é a disputa pelos profissionais qualificados entre as áreas de indústria e construção, e dentro das próprias áreas mencionadas”, disse.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of