EVENTO VAI DISCUTIR AS RIQUEZAS QUE OS OCEANOS PODEM PROPORCIONAR PARA O SEU HUMANO
Nesta terça e quarta ( 13 e 14) o Consulado Geral da Noruega, em parceria com o Museu do Amanhã, o AquaRio, e a Marinha Brasil, estarão discutindo o futuro dos mares e dos recursos marinhos durante o seminário “Oceanos sustentáveis – uma onda de inovação”, que acontecerá no Museu do Amanhã. O princípio do encontro é defender que o planeta precisa de oceanos saudáveis, capazes de alimentar uma população crescente. Para isso, a produção de alimentos precisa tornar-se mais sustentável. O painel discutirá medidas concretas a serem tomadas para alcançar oceanos saudáveis e que permitam a exploração sustentável de seus recursos.
Na Noruega, a indústria pesqueira teve enormes dificuldades com a pesca excessiva e com perigo de extermínio dos estoques pesqueiros. Agora, a pesca e a aquicultura são indústrias sustentáveis e lucrativas. Per Schive, Diretor Adjunto do Ministério de Clima e Meio Ambiente da Noruega, é especialista em meio ambiente marinho e em gestão de recursos, e falará em um painel sobre as perspectivas de como fazer uso sustentável dos recursos marinhos. Entre os palestrantes, também estará Edel Evelvoll, que falará sobre a produção de algas como alimentos para peixes na aquicultura, e como “superfood” para alimentação humana, destacando o papel das algas como “pulmão dos mares”.
O encontro chamará a atenção para as enormes reservas de energia, tanto em termos de minerais quanto em energia eólica e energia das ondas, que os oceanos proporcionam. Em um painel, especialistas vão falar sobre as possibilidades que podemos aproveitar para garantir a energia sustentável do oceano e no oceano. Balsas movidas a bateria já são uma realidade na Noruega, e cada vez mais embarcações estão sendo equipadas com soluções híbridas. Erik Ianssen falará sobre as tecnologias marítimas limpas na Noruega conectando os pontos ao Rio de Janeiro. O vice-presidente de sustentabilidade da Equinor, Bjørn Otto Sverdrup, explicará por que uma empresa de petróleo está investindo pesado em energia eólica e solar, inclusive no Brasil. E Paal Jahre Nilsen, da Scanship, vai mostrar como a empresa está tornando os cruzeiros mais verdes transformando os resíduos a bordo em combustível para o navio.
VEJA A PROGRAMAÇÃO
Terça-feira, 13/11
14h – Sessão de Abertura
Construindo uma economia sustentável para os oceanos
Sr. Vidar Helgesen – Enviado Especial para o Painel de Alto Nível em Economia Sustentável do Mar
14h30
Painel 1 – Produção sustentável de alimentos nos oceanos.
Per W. Schive – Diretor Adjunto, Ministério de Clima e Meio Ambiente da Noruega
Edel Evelvoll – Produção de algas para alimentos de peixes e o papel desses vegetais como “pulmões dos mares”
16h15
Painel 2 – “Repensando o plástico: salvando nossos oceanos”.
Martin Styrmoe Moen – CFO da REV Ocean
Tora Draegni – SALT Lofoten
Bruno Temer – Matéria Brasil – Projeto Remolda
Quarta-feira, 14/11
9h – Sessão de abertura
Todos os direitos aos mares
Ministro do STJ Herman Benjamin (Palestra magna em vídeo)
9h15
Painel 3 – Biodiversidade: Protegendo a vida marinha
Gustavo Duarte – Pesquisador Associado AquaRio e UFRJ – Branqueamento de corais
Claudia Erber – Gerente de Projetos, Runde Environmental Center
Tiago de Carvalho Franca Rocha – Projeto Baía de Ilha Grande BIG 2050 (FAO/ONU + INEA/RJ)
em cooperação com a Organização para Agricultura e Alimentação da ONU (FAO) e a INEA/RJ.
11h15
Painel 4 -Um oceano de energia sustentável
Bjørn Otto Sverdrup – Vice Presidente Senior para Sustentabilidade – Equinor
Erik Ianssen – Diretor, Selfa Arctic
Pål Jahre Nilsen – VP Innovation – Scanship
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: https://museudoamanha.org.br/pt-br/evento-onda-de-inovacao-oceanos-sustentaveis
Deixe seu comentário