EVENTO VAI DISCUTIR O MERCADO DE SOLDA NO BRASIL
A área de soldagem tem crescido muito no Brasil nos últimos anos com o avanço da indústria naval e, com o novo plano de negócios da Petrobras, que direciona 57% do orçamento da empresa nos próximos cinco anos para exploração e produção, aumentará ainda mais a demanda pelo serviço no país. O diretor da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, Carlos Emiliano Eleutério, está organizando o seminário “Solda, Brasil” de olho nesse mercado e conversou com o repórter Daniel Fraiha para falar um pouco sobre o evento.
Por que um evento sobre soldagem?
Porque hoje basicamente o que norteia o mercado é esse Eldorado brasileiro descoberto no quintal de casa, que é o pré-sal. Isso transformou o panorama de óleo e gás do país, e envolve a construção de plataformas, navios e movimenta a cadeia de fornecedores. Tudo isso influencia o mercado de soldagem, além de ser muito importante a parte de desenvolvimento tecnológico e o uso de robótica no processo. As empresas precisam se preparar.
Como está a situação da solda no Brasil atualmente?
Está boa, mas falta mão-de-obra. Um estudo coordenado pelo economista Adilson de Oliveira mostra que 50% das empresas buscam mão-de-obra especializada e não encontram. O setor precisa muito de inspetores de soldagem, porque é um trabalho muito delicado. Imagine romper um duto de gás ou de óleo… essa busca pela qualificação vai ser um dos maiores desafios que o setor vai enfrentar.
O que o evento vai proporcionar aos visitantes?
Além da discussão técnica, queremos abrir espaço para as empresas debaterem e mostrarem seus potenciais em atender ao mercado. Elas têm capacidade para isso, mas a dúvida é em que nível. Têm tecnologia, mas não têm mão-de-obra suficiente. O que mais interessa é saber com que agilidade elas conseguem atender ao mercado, tentando descobrir onde estão as oportunidades, quem precisa e quais são as soluções que já foram encontradas.
O que será apresentado de novo?
Convidamos muitas empresas. Principalmente as de engenharia industrial e as de fornecimento de equipamento de soldagem. Convidamos a EBSE e a Maxen para falarem das suas novas máquinas de spools; a Queiroz Galvão vai apresentar o novo aço da Confab, que é mais resistente e utiliza menos solda; a Usiminas desenvolveu um aço especial para a Petrobras, que será usado no pré-sal… a idéia é essa, reunir quem fabrica, quem precisa do produto e quem desenvolve as novas tecnologias.
[…] Petronotícias […]
O evento chega em boa hora, pois o mercado necessita discursões nesta área.
DMI soldas e inspeções, uma empresa especializada em soldagem Industrial, conta com profissionais qualificados, prontos para atender as necessidades do mercado na prestação de serviços e no desenvolvimento de soluções. Com Qualidade e experiência no ramo metalúrgico.
Contato. 031-31301324
E-mail. Dmi.soldas.inspecoes@bol.com.br
DMI soldas e inspeções, uma empresa metalúrgica, especializada em soldagem Industrial, conta com profissionais qualificados, prontos para atender as suas necessidades na prestação de serviços e no desenvolvimento e soluções. Com Qualidade e experiência no ramo metalúrgico . Entre os diversos serviços prestados pela DMI Soldas e inspeções destacamos:; Soldagem de Manutenção. Agora também atuando em reformas estrutural de locomotivas
entre em contato com a Dmi soldas e inspeções pelo email.Dmi.soldas.inspecoes@bol.com.br
E preciso que as pequenas empresas sejam mais requisitadas porque uma grande fatia dos serviços são terceirizados para as mesmas com um valor bem abaixo do mercado são as pequenas empresa que fazem todo os serviços e só as grandes que levam o mérito dos serviços