EX-DEPUTADO PEDRO CORRÊA É CONDENADO A MAIS DE 20 ANOS DE PRISÃO NA OPERAÇÃO LAVA JATO
Prisões, intimações, denúncias e condenações. A Operação Lava Jato segue mexendo com as estruturas da política nacional e, nesta quinta-feira (29), o juiz Sérgio Moro sentenciou o ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP-PE) a 20 anos e sete meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. No documento, Moro destacou que o parlamentar já possui antecedentes criminais, condenado no Mensalão.
O magistrado destacou que durante o julgamento da Ação Penal 470, conhecida como mensalão, o deputado continuou recebendo propina, com registros de recebimentos até outubro de 2012. “Nem o julgamento condenatório pela mais Alta Corte do País representou fator inibidor da reiteração criminosa, embora em outro esquema ilícito. Agiu, portanto, com culpabilidade extremada, o que também deve ser valorado negativamente”.
Além de Pedro Corrêa, seu ex-chefe de gabinete, Ivan Vernon Gomes Torres Junior, e Rafael Ângulo Lopez, apontado como “faz-tudo” de Alberto Youssef, também foram condenados. O funcionário do doleiro fechou uma delação premiada e sua pena já foi estabelecida dentro do acordo de colaboração.
O filho do ex-deputado, Fábio Corrêa de Oliveira Andrade Neto, foi absolvido do crime de lavagem de dinheiro “por falta de adequação atípica”. A nora do parlamentar, Márcia Danzi Russo Correa de Oliveira, também foi inocentada da mesma acusação, sob argumento de “falta de prova suficiente de que agiu com dolo”.
Ao todo, a sentença aponta 72 crimes de corrupção ativa de 328 operações de lavagem de dinheiro pelo ex-deputado, que se encontra preso desde abril deste ano, quando foi realizada a 11ª fase da Operação Lava Jato, denominada “A Origem”. Segundo cálculos da Justiça, Pedro Corrêa recebeu R$ 11,7 milhões e, em apenas um episódio, o parlamentar embolsou mais de R$ 2 milhões em propinas.
A indicação de Paulo Roberto Costa para a diretoria de Abastecimento da Petrobrás também teve a participação do condenado, segundo a força-tarefa da Operação Lava Jato.
Esse sabe o que quer, pela condenação branda que recebeu, ainda pode aderir a delação que ainda não praticou, por ser expert e ter “know how” do mensalão… Foram identificados, 72 crimes de corrupção ativa de 328 operações de lavagem de dinheiro, 400 crimes, já sendo reincidente de outra condenação do tipo, em conta rápida, daria 1 mês e 18 dias ato criminoso, em se aplicando a regra do 1/6 da pena, não fica nem 8 dias por delito cometido e se aderir a delação, vai passar o ano novo em Copacabana. Viva ao PT! Partido dos Trabalhadores …”Desempregados”. Não… Read more »