faixa - nao remover

EX-DIRETOR DA PETROBRÁS MINIMIZA IMPORTÂNCIA DAS CLÁUSULAS MARLIM E PUT OPTION PARA DECISÃO DE COMPRAR PASADENA

jorge-zeladaDepois de Sérgio Gabrielli, Nestor Cerveró e Graça Foster, o ex-diretor internacional da Petrobrás Jorge Zelada (foto) foi ao Senado prestar esclarecimentos sobre a compra da refinaria de Pasadena. Ele afirmou que o resumo executivo apresentado ao conselho de administração da companhia não continha as cláusulas “Marlim” e “Put Option”, mas, repetindo o argumento de Cerveró, negou que elas pudessem ser determinantes para a definição do negócio. “É difícil falar, em hipótese, se a compra seria rejeitada. No meu ver elas não são centrais para você entender o negócio”, explicou.

No depoimento à CPI, Zelada disse que não participou da negociação na época em que se iniciaram as conversas, tomando conhecimento mais detalhado apenas dois anos depois, em 2008. A autorização da compra de 50% da refinaria de Pasadena da Astra Oil foi assinada por Dilma Rousseff em 2006, quando era presidente do conselho da estatal. Indicado para o cargo de diretor da área internacional após a saída de Nestor Cerveró, Zelada assinou o resumo de compra dos 50% remanescente da refinaria em 2008. Em março deste ano, Dilma criticou o resumo feito por Cerveró, que, segundo ela, omitiu as cláusulas “put option” e “Marlim”.

A Astra Oil manifestou, em 2007, que, em função de desentendimentos quanto à expansão e gestão do projeto, tinha interesse em vender sua metade da refinaria. Em março do ano seguinte, o Conselho de Administração da estatal não autorizou o negócio, mas a empresa belga fez uso da cláusula put option, obrigando a Petrobrás a comprar sua participação. As cláusulas “put option” e “Marlim” criaram um prejuízo de U$ 530 milhões para a estatal.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
ASSIS PEREIRA Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ASSIS PEREIRA
Visitante
ASSIS PEREIRA

Relembro daquele negócio em que a Petrobras America – PAI efetuou em 2006 a aquisição da Refinaria de Pasadena, quando a Diretoria da Área internacional era exercida por Nestor Ceveró, concluída por seu sucessor Dr Zelada. Zelada deixou a estatal após 32 anos de carreira e em pouco menos de um ano, após deixar a Diretoria Internacional da Petrobras, ficamos sabendo de seus planos para a área de energia no Brasil, e como empreendedor, planeja instalar uma fábrica de painéis solares no Rio de Janeiro, com investimentos de R$ 50 milhões…… Quando da aquisição da Refinaria de Pasadena, pelo que… Read more »

ASSIS PEREIRA
Visitante
ASSIS PEREIRA

ASCENÇÃO DE ZELADA A DIRETORIA DA AREA INTERNACIONAL E SUA RELAÇÃO COM CERVERÓ E FORNECEDORES DA PETROBRAS Pelos fatos apurados ate o momento pela mídia indicam que a investigação Lava Jato da polícia Federal esta no caminho certo estando no limiar do deslinde de uma gigantesca “Teia” de articulações complexas com objetivo de desviar recursos de órgão da administração pública direta e empresas estatais, envolvendo Diretores, Gestores e Fornecedores dessas Estatais, funcionalismo público, políticos inescrupulosos, lobistas e laranjas para proveito próprio e financiamento de partidos políticos. Esse perverso ambiente vem sendo operacionalizado em nossa república, há bastante tempo, propiciando um… Read more »