EX-GERENTE DA PETROBRÁS AFIRMA QUE SINDICATO FEZ DOAÇÃO À CAMPANHA DE LULA EM 2002
Novas acusações partem de dentro da Petrobrás contra o sistema político nacional. Em depoimento concedido a uma página institucional da empresa, o ex-gerente de Responsabilidade Social da estatal, Armando Tripodi (foto), afirma que petroleiros da Bahia fizeram uso de impostos sindicais para auxiliar a campanha de Lula à presidência, em 2002, medida que é proibida pela legislação eleitoral brasileira. Segundo o ex-funcionário, os recursos foram utilizados no aluguel de veículos e na comunicação da campanha, em valores que não foram registrados na prestação de contas daquele ano.
O Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia teria apoiado a candidatura por meio da produção e divulgação de materiais de campanha, de acordo com Tripodi, também conhecido como Bacalhau. O ex-gerente, que consta na lista de suspeitos por envolvimento no esquema de propinas da estatal, afirma que os sindicalistas também deram apoio ao ex-presidente nas eleições de 1998.
A doação de sindicatos a campanhas políticas é proibida, e as entidades também são vetadas de arcar diretamente com custos do gênero. Tripodi, que chegou a prestar depoimento à Polícia Federal na fase Acarajé da Lava-Jato, já atuou como chefe de gabinete da presidência da Petrobrás entre 2003 e 2012, durante as gestões de José Eduardo Dutra e José Sérgio Gabrielli.
O BRAÇO SINDICALISTA DO PT MONTADO POR LULA NA PETROBRAS COMEÇA A ROER A CORDA E PARTE PARA DELAÇÃO DOS COMPANHEIROS. DA SANTÍSSIMA TRINDADE FALTAM OS DEPOIMENTOS DE DIEGO HERNANDES E WILSON SANTAROSA. PARA ENTENDER UM POUCO DO APARELHAMENTO QUE O SISTEMA CORRUPTO MONTOU NA PETROBRAS VEJAM ARTIGO QUE O ENG APOSENTADO ASSIS PEREIRA POSTOU NA REDE LINKEDIN: GÊNESIS DA CORRUPÇÃO NA PETROBRAS https://www.linkedin.com/pulse/g%C3%AAnesis-da-corrup%C3%A7%C3%A3o-na-petrobras-jo%C3%A3o-batista-assis-pereira Na qualidade de ex-empregado da Petrobras, trabalhando por décadas como engenheiro especialista em contratação de grande porte na Petrobras, fui testemunha do início do processo de aparelhamento que foi engendrado na maior empresa nacional, orquestrado por… Read more »