EX-GERENTE EXECUTIVO DA PETROBRÁS VOLTA A SER PRESO PELA LAVA JATO
O ex-gerente executivo de engenharia da Petrobrás Roberto Gonçalves, que sucedeu Pedro Barusco no posto, voltou a ser preso pela operação Lava Jato nesta terça-feira (28). O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo juiz Sergio Moro e seria cumprido no Rio de Janeiro, mas o acusado foi preso em Boa Vista (RR). Os outros cinco mandados, todos de busca e apreensão, desta etapa da operação, batizada de Paralelo, foram cumpridos na cidade do Rio.
A primeira prisão de Gonçalves ocorreu em novembro de 2015, quando foi acusado de ter recebido propinas relacionadas ao Comperj, mas foi solto 10 dias depois. Agora, a nova prisão se deu pela descoberta de contas dele na Suíça e da movimentação desse dinheiro para países como China e Bahamas.
Gonçalves chefiou uma das áreas de maior concentração de contratos da Petrobrás, no principal cargo abaixo do diretor de serviços, entre março de 2011 e maio de 2012, quando teria recebido valores do Consórcio TUC (representado pela UTC Engenharia), segundo as investigações.
O ex-executivo da Petrobrás foi indiciado pela Polícia Federal pelos crimes em setembro do ano passado, por corrupção, fraude à licitação e organização criminosa na Operação Lava Jato.
O nome da operação foi dado em razão da ação clandestina no mercado financeiro por parte dos investigados, já que a atuação teria se dado no âmbito de uma corretora de valores, que é suspeita de ter movimentado os recursos para o pagamento de propinas relacionadas à Petrobrás.
NOVA FASE DA LAVA JATO REMETE A INVESTIGAÇÃO DE 200 FUNCIONÁRIOS DA PETROBRAS: GERENTES E APADRINHADOS POLÍTICOS ESTÃO NA MIRA DA POLICIA FEDERAL. https://www.linkedin.com/pulse/nova-fase-da-lava-jato-remete-investiga%C3%A7%C3%A3o-de-200-gerentes-pereira Foi publicado no dia 28/02/2016, no Blog Coluna Esplanada da UOL um artigo do Leandro Mazzini intitulado: A outra Lava Jato – Mais de 200 servidores da Petrobras na mira. Nada menos que 200 funcionários da Petrobras, entre apadrinhados políticos e servidores de carreira, estão na mira da Polícia Federal, revela uma fonte da operação. É a turma que dava suporte para as falcatruas dos ex-diretores e lobistas que já estão presos ou com tornozeleira em… Read more »