faixa - nao remover

EX-PRESIDENTE DA COPEL ASSUME COMANDO DE ITAIPU

Luiz Fernando ViannaDepois de retomar a liderança mundial na produção de energia, em 2016, com um total de 103.098.366 MWh gerados no ano passado, a usina hidrelétrica Itaipu Binacional vai trocar de comando. O presidente Michel Temer indicou oficialmente, nesta terça-feira (14), Luiz Fernando Vianna, ex-presidente da Copel, para o cargo de diretor-geral da usina, no lugar de Jorge Miguel Samek, que estava há 14 anos no posto. A indicação foi feita ao Planalto pelo governador do Paraná, Beto Richa, do PSDB, como parte da cota do partido aliado de Temer.

A mudança acontece apenas dois meses antes do fim oficial do mandato quinquenal de Samek, previsto para acabar em 16 de maio, quando a indicação de Vianna precisará ser renovada, já que os cargos de diretoria são renovados sempre a cada cinco anos, precisamente na data de 16 de maio.

As mudanças atingiram quase todos os postos de diretoria, com a exceção do cargo de diretor jurídico, que continuará sendo ocupado por Cezar Eduardo Ziliotto. Nas outras cadeiras, Rubens de Camargo Penteado assume a diretoria técnica executiva, em substituição a Airton Dipp; Ramiro Wahrhaftig ocupa a diretoria de coordenação, no lugar de Nelton Friedrich; e Marcos Vitório Stamm passa a comandar a diretoria financeira executiva, substituindo Margaret Groff. Já a diretoria administrativa, única pasta até então vaga – está desocupada desde 9 de agosto, por conta da morte de Edésio Passos -, será ocupada pelo empregado de carreira Marcos Antônio Baumgärtner.

Samek estava em atividade na Itaipu desde 2003. Antes dele, a pasta foi comandada por Antonio José Correia Ribas (2002-2003), Euclides Girolamo Scalco (1998-2002), Altino Ventura Filho (1998), Euclides Girolamo Scalco (1995-1998), Francisco Luiz Sibut Gomide (1993-1995), Jorge Nacli Neto (1991-1993), Fernando Xavier Ferreira (1990-1991), Ney Aminthas de Barros Braga (1985-1990) e José Costa Cavalcanti (1974-1985).

Os governos do Brasil e do Paraguai têm a atribuição de nomear a diretoria executiva da Itaipu Binacional, por meio de indicação da Eletrobrás e da Administración Nacional de Electricidad (Ande). Para cada cargo reservado a um país, há um posto equivalente destinado ao outro. Além disso, o conselho de administração é composto por 14 conselheiros, sendo seis brasileiros e seis paraguaios, e dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país.

Apesar dos mandatos de cinco anos – que incluem a possibilidade de recondução – para a diretoria, os governos podem substituir a qualquer momento os membros da diretoria executiva que nomearam.

A hidrelétrica, cuja potência é de 14 mil MW, é responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of